Dr.David Rios quer instituir programa de prevenção ao câncer do intestino
No Brasil, o câncer do intestino é o segundo mais frequente nos homens e o terceiro entre as mulheres. Para prevenir a doença, o deputado estadual Dr. David Rios, que também é medico, apresentou Projeto de Lei a fim de instituir em toda Bahia o Programa de Conscientização do Câncer de Cólon e da importância da Colonoscopia para sua Prevenção e Diagnóstico Precoce.
Segundo Dr. David, a importância da realização do exame de colonoscopia como método de prevenção, uma vez que quando o câncer de intestino é diagnosticado precocemente, o índice de cura chega a 95%. Ele observou que as fases iniciais do câncer colorretal comumente não apresentam sintomas, o que favorece o diagnóstico tardio, quando as chances de cura para o paciente são mais reduzidas. “Deste modo, é imprescindível que toda pessoa que se encontra nos grupos de risco faça o exame de colonoscopia, por ser o meio eficaz para diagnosticar o câncer colorretal em sua fase curável”, recomendou o parlamentar.
SAIBAM MAIS SOBRE O CÂNCER DO CÓLON
Câncer do cólon ou do reto, localizado na extremidade inferior do trato digestivo. Os casos precoces podem começar como pólipos não cancerígenos. Estes não costumam apresentar sintomas, mas podem ser detectados por exames. Por essa razão, os médicos recomendam a realização de exames para pessoas em grupos de risco ou com mais de 50 anos de idade.
Os sintomas de câncer colorretal dependem do tamanho e da localização do câncer. Alguns sintomas comuns incluem alterações nos hábitos intestinais e na consistência das fezes, sangue nas fezes e desconforto abdominal. O tratamento do câncer colorretal depende do tamanho, da localização e da propagação do câncer. Tratamentos comuns incluem cirurgia para remover o câncer, quimioterapia e radioterapia.
Ascom