Política

Deputado indica aquisição de helicóptero para o Corpo de Bombeiros

O deputado Pastor Isidório Filho (Avante) protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALBA) uma indicação na qual sugere ao governador Rui Costa que adquira um helicóptero para uso do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O parlamentar destaca que a corporação presta serviços importantíssimos à sociedade baiana, e a efetividade do trabalho depende de um deslocamento rápido, principalmente quando o foco é salvar vidas.

Ao justificar sua proposição, o parlamentar disse considerar o aumento populacional e a área territorial que a Bahia possui elementos que tornam necessária a utilização de uma ferramenta que facilite o deslocamento no menor espaço de tempo possível para o atendimento às ocorrências que são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Além disso, Pastor Isidório Filho lembra que o tempo torna-se fator determinante no atendimento aos casos de emergências. “Um minuto pode fazer a diferença na reversão de uma parada cardíaca ou na lesão definitiva de um cérebro por hipóxia, por exemplo. Assim, a cada minuto que se adianta o socorro, vidas são salvas, sequelas e tempo de internação são reduzidos e, consequentemente, diminui o custo final do atendimento hospitalar e do tratamento do paciente”, argumentou.

Neste contexto, defende o parlamentar, o helicóptero é uma ferramenta facilitadora, pois se mostra essencial para a melhoria na prestação dos serviços que o CBMBA realiza à sociedade baiana. “Apesar de convivermos com o avanço tecnológico e modernização em todos os campos da sociedade, a segurança pública da Bahia ainda não dispõe dessa ferramenta voltada para as ações de bombeiro militar. No Nordeste, estados como Sergipe e Alagoas já utilizam essa ferramenta, apesar de possuírem extensões territoriais e populações muito inferiores à da Bahia”, comparou o legislador.

O deputado reforçou que o helicóptero poderá será utilizado tanto para transportar as vítimas do local da ocorrência até o hospital que irá atendê-las, quanto para transportar o material e pessoal especializado até o local do fato. “Desta forma, os pacientes chegam mais rapidamente aos centros de referência, através do serviço de Suporte Aéreo Avançado (SAV), para o atendimento dos casos graves, dentro de um tempo resposta adequado”, afirmou. (ALBA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *