Vera Cruz: A novela do atracadouro
A história digna de “novela das nove” foi prometida desde 2007 pelo então governador Jaques Wagner e tendo iniciado apenas em 2019, 12 anos depois. A dragagem e derrocagem do Terminal de Vera Cruz (Mar Grande), na Ilha de Itaparica, que ainda não foram concluídas, foram orçada, projetada e licitada
pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) e teriam como objetivo contribuir para o desenvolvimento turístico e econômico da região, permitindo que às embarcações atravessassem a qualquer hora do dia, sem interferência da tabua maré. Atualmente o sistema Salvador-Mar Grande é o meio de transporte mais rápido para a Ilha de Itaparica, já que as embarcações fazem o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos.
Ainda no ano de 2019, a prefeitura de Vera Cruz, deu início ao processo de licitação para a construção da cobertura da ponte do Terminal Náutico de Mar Grande, o objetivo era trazer modernidade, e proteger os usuários do sistema, das intempéries da natureza. O problema é que a contratação previa uma empresa especializada para instalação de cobertura em lona tensionada com sustentação em toras de eucaliptos tratadas e fixação em acessório em aço inoxidável, apesar dos gastos astronômicos, o material não resistiu e veio abaixo, por duas vezes, enquanto isso os munícipes continuam sofrendo.
#veracruz #travessia
#ilhadeitaparica
#salvador
Por: Vitor Marques