Vera Cruz: Coordenador de UBS foi exonerado?
É com muita apreensão e com alguns detalhes de bastidores que informo a saida do coordenador da UBS do Cone Sul, Vinicius Uzeda. Nativo notável, filho da gameleira, Vinicius coordenou com maestria e humanidade a unidade de saúde do Cone Sul num dos momentos mais cruciais da pandemia do novo coronavirus na ilha. O impacto, segundo bastidores, é que boa parte da equipe que hoje atua saia, ou peça pra sair, uma vez que Uzeda será substituido por alguém de prenome Laiane. Bastidores informam que até a equipe médica estuda sair da unidade, uma vez que a entrada dessa nova pessoa “desestrutura e desarmoniza a equipe”, o que seria uma situação nada confortável para a população que tem sido assistida na unidade. Inclusive, uma técnica da equipe já pediu para sair por causa desta troca.
A retirada de Uzeda ocorre num momento em que a Saúde de Vera Cruz tem sofrido impactos profundos. As condições de atendimento da UPA de Mar Grande, diferente das postagens do prefeito atual, não estão das melhores, inclusive em sua higiene (como também é visto em outras unidades, como a da Coroa que recentemente uma usuaria postou cupins subindo às paredes), a falta de medicamentos nas unidades dos bairros e além de uma possível grande ruptura politica com figuras do setor que tem se avistado ao horizonte.
A saída de Uzeda, bem como, por consequência, a possibilidade da saída dos médicos e membros da atual equipe pode desencadear a primeira sinalização de racha no processo político entre o executivo e a Câmara. Que Vinicius Uzeda tenha muita sorte e luz em sua trajetória pós gestão municipal e que a mudança de coordenação seja bem explicada pelo prefeito, uma vez que é sempre ele o protagonista da pasta e a atual secretária Louise Oliveira é meramente uma figurante na secretaria no que diz respeito à informações, coordenação e decisões.
Por: Joaquim Castro
A redação do site Visão Cidade tentou contato com a secretaria de saúde do município sem êxito até a publicação desta matéria.
Agora é esperar saber um pouco do quem é ( Laiane), seu currículo, experiência para o cargo do tipo breve sabatina para descartar a hipótese para o cargo meramente político . A ausência de concursos para cargos técnicos e de nível de especialização denota a fragilidade da pasta um prejuízo para a gestão.
Venho publicando a 14 meses sobre o COVID-19 em Vera Cruz, Itaparica e esporadicamente Valença, onde apresenta altoa indices de confirmados e óbitos.
Por causa disso, sou perseguido pela gestão, ja tentaram desacreditar minhas publicações, mas a verdade é uma só.
O Secretario de Saúde é o Gestor !!!
Até o dia 28 de abril inclusive, foram 9 dias sem publicação epidemiológica dentro di Município de Vera Cruz.
Esta semana mesmo, foram 3 dias consecutivos (26, 27 e 28) sem publicações.
E ai vem a pergunta que não quer calar a respeito das NÃO publicações e atualizações:
▪ É ESQUECIMENTO
▪ É ESTRATÉGIA
▪ OU OMISSÃO ???