Consulta pública avalia criação de Semana contra a Violência Obstétrica
O mandato coletivo Pretas por Salvador, liderado pela vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), está realizando uma Consulta Pública acerca do Projeto de Lei nº 73/2021, que tem como objetivo instituir a Semana Municipal de Conscientização sobre Violência Obstétrica no município de Salvador. A atividade acontecerá na última semana de maio, fazendo relação com o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, comemorado no dia 28.
Por entender a importância do tema e compreendendo que uma das principais formas de combate à violência obstétrica é dando visibilidade a esse assunto, ainda pouco discutido na sociedade, o mandato coletivo Pretas por Salvador desenvolveu o projeto e está realizando a consulta pública para saber a opinião da população. Para preencher o formulário acesse: https://bit.ly/3wA7kXu.
Durante a semana de Conscientização sobre Violência Obstétrica serão realizados diversos eventos que poderão também ocorrer nos espaços de propriedade do Município que apresentem disponibilidade, inclusive na Câmara Municipal de Salvador.
Segundo a organização, no decorrer da programação ocorrerá também uma ampla divulgação nos estabelecimentos de saúde municipais, principalmente nas maternidades públicas de Salvador. Na oportunidade, haverá ações de conscientização sobre a importância do papel das doulas e a humanização do parto.
A violência obstétrica atinge pessoas grávidas de todas as classes sociais, embora se dê maior destaque ao desrespeito sofrido por gestantes da rede pública de saúde, que não por acaso são mulheres negras e moradoras de periferias. Pesquisadores do Instituto Fiocruz realizaram recorte de raça na pesquisa “Nascer no Brasil: perfil da mortalidade neonatal e avaliação da assistência à gestante e ao recém-nascido” e constaram que a chance de a mulher negra não receber anestesia no momento do parto é 50% maior do que a de uma mulher branca.
Câmara Municipal de Salvador