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Educação é da nossa conta parte 5

Fundada em 24/04/1952 – Transformada em sindicato em 09/06/1989
NÚCLEO VERA CRUZ/BAHIA
Nota Pública – APLB SINDICATO/ Núcleo Vera Cruz
Em Defesa da Vida, da Educação e dos Direitos dos Trabalhadores/as!
A pandemia causada pela COVID-19 afetou a vida das pessoas em todo o mundo, bem como a diversos setores, dentre eles a Educação. Uma das principais estratégias que tem sido adotada é o isolamento social e medidas profiláticas, com o objetivo de prevenir a propagação do vírus. A APLB apoia essa medida e tem como principal bandeira a Preservação da Vida. Assim, defende que o maior foco nesse momento deve ser o cuidado com a vida e todos os demais encaminhamentos devem estar alinhados a esse princípio.
Diante do contexto da pandemia, começou a ser debatido de forma destacada a questão da Educação, no sentindo de como ficariam milhares de alunos/as nesse período, visto que um dos decretos do governo resultou na imediata suspensão das aulas. A Educação à Distância começou ser apresentada como solução para esse problema, e vários debates tem sido feito nesse sentido. A APLB Sindicato se posiciona contra a estratégia de colocar essa modalidade como solução para essa questão. Também se coloca contra o imediatismo conteudista e busca preservar a educação de qualidade, se propondo a discutir e ajudar na construção de caminhos diante do cenário que está posto.
A Educação à Distância é uma modalidade de ensino com regulamentação própria, atualizada através do Decreto 9.057 de 25 de Julho de 2017. Nessa modalidade a relação entre aluno e professor ocorre com a ajuda de ferramentas online, que são disponibilizadas no portal da Instituição de EAD escolhida. Não se trata de uma simples transposição de conteúdos e materiais didáticos para um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), mas sobre a mediação didático-pedagógica qualificada utilizando meios e/ou tecnologias de informação e comunicação. É um importante instrumento, mas que não deve ser utilizando de forma equivocada em nome da pandemia. Apesar da legislação e demais instrumentos normativos operacionais, permitirem a EAD em contextos emergenciais, é preciso refletir sobre vários pontos que devem nortear as decisões e/ou encaminhamentos. A internet ainda não é um meio democratizado nos domicílios brasileiros.
Dados do Comitê Gestor de Internet do Brasil, em sua Pesquisa TIC Domicílios (2018), apresentam que 30% dos domicílios brasileiros não possuem nem computador nem Internet. Nesse contexto, é preciso ter consciência das condições de acesso dos estudantes às tecnologias disponíveis e internet para continuidade dos seus estudos na modalidade a distância. As atividades precisam de garantia de acesso a todos, de forma igualitária, para não gerar processos de exclusão. Seria necessário o poder público garantir acesso às tecnologias a todos os estudantes e profissionais da educação, promovendo situação de igualdade, cumprindo o que diz a Constituição no Artigo 206, que coloca o ensino a ser ministrado com base em princípios, e dentre esses, está a igualdade de condições para acesso e permanência na escola e a garantia do padrão de qualidade, ratificado pelo Artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Assim, a EAD deve ser vista como apoio, suporte, instrumento, pode ser utilizada como algo complementar, mas não substitui a educação presencial.
A BNCC — Base Nacional Comum Curricular aborda dez competências gerais para a promoção do ensino aprendizagem, dentre essas destacamos a do autoconhecimento e autocuidado, que inclui o conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreensão da diversidade humana, reconhecimento das próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. E, a competência da empatia e cooperação, que inclui: exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, o respeito a si e ao outro, a promoção dos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, levando em conta seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. A EAD não dá conta dessas dimensões. Para essas é preciso a vivência, a presença, a relação professor/ aluno, a relação dos alunos com outros alunos e demais pessoas da comunidade escolar, ou seja, formação construída pela experiência coletiva. A escola não é uma fábrica de conteúdos, ela é espaço de relações sociais e os conteúdos são construídos considerando essa dimensão. Educação não é mercadoria, é um direito e precisa ser vista como tal. O contexto da pandemia não pode ser utilizado para precarizar a Educação e atender aos interesses do mercado. Isso significa que, diante do cenário da pandemia, devemos ficar paralisados? Não! É preciso reagir em atenção à defesa da Educação com bem público, preservando os direitos dos alunos/as e da classe trabalhadora.

Uma das possibilidades que tem sido colocada é o ensino remoto emergencial e temporário, que são ações pedagógicas no sentido de manter algum contato com os alunos/as, fornecer algum tipo de acolhimento pedagógico solidário, assegurar a continuidade educativa para não parar totalmente o percurso escolar, pois isso pode aumentar a evasão e o abandono. Entretanto, mesmo para o ensino remoto é necessário criar condições. O Estado precisa criar condições e oportunidades de aprendizagem na medida do que for possível, considerando as diferenças e diversidade de cada lugar. Nesse processo, as Universidades podem contribuir no campo da formação continuada dos professores/as.
No cenário da pandemia não há respostas prontas. As ações precisam ser pensadas junto com quem vivencia a educação em um espirito de cooperação, considerando que o momento afeta psicologicamente a todas as pessoas, e isso impacta no ensino, na aprendizagem e na formação. No momento apropriado, caberá à comunidade escolar discutir junto com o poder público, a APLB, e demais atores, o calendário escolar e reposição das aulas, bem como possíveis novas regulamentações, as condições sanitárias do Município, as distâncias entre as escolas e as localidades onde moram os nossos alunos e os trabalhadores em educação, o transporte oferecido para ambos e a travessia de lancha e navio Ferry Boat que muitos professores fazem, tendo como linha de base a gestão democrática.
Feitas essas considerações e em consonância com estudos, reflexões, debates
que têm sido feitos em âmbito nacional e local, considerando as orientações da Organização Mundial de Saúde e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação — CNTE, no âmbito do debate sobre educação e pandemia, a APLB expressa sua posição através dos pontos a seguir:

  • A principal bandeira é a preservação da vida, todos os demais pontos devem estar alinhados a essa bandeira;
  • O isolamento social deve permanecer e ser respeitado, considerando que até o momento é o único método comprovadamente eficaz no combate à pandemia;
  • A EAD deve ser considerada um instrumento complementar. Não deve substituir a educação regular presencial nas escolas;
  • A oferta escolar em caráter oficial precisa atender aos preceitos fundamentais de acesso universal dos/as estudantes e de padrão de qualidade para TODOS/AS;

Os princípios e diretrizes da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, devem ser inteiramente respeitados, sob pena de os gestores incorrem em crime de responsabilidade estabelecido no art. 208 da Constituição Federal, que reza: “0 não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente”‘

  • O ensino remoto temporário e emergencial em caráter opcional e solidário, não deve ser computado como atividade letiva. Para tanto, seria necessário atender as exigências legais, sendo preciso avaliar os níveis de acesso e de aprendizagem junto aos alunos/as, com mecanismos apropriados de avaliação e participação dos Conselhos Escolares. As experiências que tem sido feitas tem sido na linha de atividades motivadoras, para manter os alunos/as interagidos;
  • Em atenção ao ponto acima, é imprescindível o permanente diálogo com a comunidade escolar e os profissionais da educação para viabilizar possibilidades pedagógicas, sem comprometer as medidas de isolamento social;
  • Não permitiremos nenhuma ação que assevere mais ainda as desigualdades educacionais entre alunos/as em situação de vulnerabilidade social
  • Não aceitará imposição de métodos e tecnologias em prol de determinado agente privado (ou mesmo público);
  • Anos iniciais do ensino fundamental: as atividades mediadas por tecnologias educacionais não poderão ser consideradas para o cumprimento do calendário letivo, sendo apenas de caráter complementar;
  • Manter os contratos e as remunerações integrais dos/as trabalhadores/as em educação;
  • Discutir o calendário escolar e reposição das aulas após o período de isolamento social, mantendo o princípio a qualidade da aprendizagem a todos os alunos/as e as condições de trabalho aos/às educadores/as;

As orientações explanadas aqui presentes incluem às especificidades do atendimento dos estudantes da Educação Especial, da Educação Indígena, do Campo e Quilombola, como previsto na LDB.
Como dito incialmente, nossa prioridade é a preservação da vida, defender a educação como bem público e ver a educação como forma de combater as desigualdades e não as aumentar. A APLB sindicato, amparada pelos princípios da gestão democrática, não medirá esforços no sentido de garantir o direito à Educação e a proteção da classe trabalhadora, fomentando o espirito de cooperação, cumprindo com seu papel e atenta ao cumprimento do papel da sociedade, e, sobretudo, do Estado.

COMISSÃO INSTITUIDA PELA DIREÇÃO DA APLB SINDICATO:
Diretoria do Núcleo Sindical de Vera Cruz, designados para essa construção: Rosana Borges, Rosangela Azevedo e Cíntia Barbara Silva Borges;
Diretoria da Executiva Estadual – João Santana e Hércia Azevedo.
Professores da Rede: Heder Velasques – Lucas Leite – Thaiane Cunha

Vera Cruz- BA, 23 de fevereiro de 2021
Elizangela dos Santos de Jesus
Coordenadora da
APLB – Sindicato Núcleo Vera Cruz

Fonte APLB Núcleo Vera Cruz

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