Deputado Jurailton Santos fala ao site Visão Cidade
O site da Visão Cidade entrevistou o deputado estadual Jurailton Santos onde o mesmo falou sobre a sua atuação no município de Vera Cruz e Itaparica na Ilha do mesmo nome e sobre a implantação de uma delegacia de proteção para as mulheres dentro do complexo já existente na Ilha de Itaparica, das suas ações na área de saúde em ambos municípios, falou também sobre o transporte aquaviário os ferry-boat e lanchas, fala também sobre as situações e combate a pandemia e deixou a sua mensagem para toda a população do estado da Bahia
Acompanhe a entrevista abaixo:
1. Quais ações indicadas pelo deputado tem maior relevância para Ilha de Itaparica?
Natural da ilha de Vera Cruz, nascido em uma família tradicional de marinheiros e marisqueiras, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), vivenciou as reais necessidades do povo, e hoje, como parlamentar, entende quais são as carências de quem está na ponta da sociedade, e por vezes desacreditado.
Tem em seu coração um lugar especial para a sua querida Vera Cruz, e em defesa dos seus conterrâneos, Jurailton Santos apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, diversos Projetos objetivando a melhoria da qualidade de vida dos vera-cruzenses.
Vamos apresentar aqui alguns deles:
Projeto de Lei nº 23.157/2019, que isenta o pagamento de tarifa do pedágio na ponte Salvador–Itaparica, para proprietários de veículo automotor que possuam residência permanente na Ilha e trabalham ou estudam em Salvador.
Para Jurailton, o objetivo dessa proposta legislativa é evitar a sobrecarga de cobrança aos moradores dos municípios que utilizarão o pedágio diariamente. “Visto que serão altos os valores das tarifas a serem cobradas, penso que o deslocamento diário do trabalhador ou estudante poderá acarretar prejuízos econômicos à população, o que compromete a subsistência digna. Conheço a realidade e as dificuldades de locomoção dos moradores dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, por isso apresento esse Projeto, a fim de garantir tranquilidade aos cidadãos”, explicou Jurailton.
O deputado já entregou um “kit-equipagem” destinado ao Conselho Tutelar da cidade. Esse kit é composto por um computador, uma impressora, um bebedouro e uma geladeira, além de um carro zero quilômetro, perfazendo um custo total no valor de R$ 110 mil. A conquista foi adquirida por meio da parceria com o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) , que atendendo solicitação do deputado Jurailton, destinou emenda parlamentar para aquisição desses novos aparatos, em benefício de Vera Cruz. “Marinho é um parlamentar comprometido com a Bahia, e não mediu esforços para atender ao meu pedido. Sou muito grato a ele por me ajudar a cuidar dos interesses da minha amada cidade”, comemora Jurailton.
Por reconhecer o relevante trabalho e a árdua rotina das marisqueiras, que tiram dos manguezais o sustento de suas famílias, praticando assim, um ofício passado de geração em geração, o deputado Jurailton Santos, celebra a aprovação do Projeto de Lei n° 14.193/2020, que institui o dia 22 de dezembro como “Dia Estadual da Marisqueira”.
Atuante e defensor da pesca artesanal – uma das bandeiras de seu mandato – o parlamentar, que é filho e neto de marisqueiras, vivenciou de perto o trabalho desenvolvido por esses trabalhadores, que sob sol ou chuva, percorrem distâncias nos litorais do Estado, com o objetivo de buscar a subsistência da família.
“Esse projeto foi escrito por um neto de marisqueira de Vera Cruz, e com muito orgulho. O PL expressa o reconhecimento para o trabalho dessas pessoas de fibra, que exercem essa atividade centenária. É com muita alegria que celebro a data para homenagem, que entrará de maneira justa no calendário do estado da Bahia”, comemora o deputado.
O Republicano apresentou ainda, dentre outros Projetos direcionados à Ilha, o pedido de implantação de uma Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental – CIPPA no município de Vera Cruz no Estado da Bahia, visto que o município de Vera Cruz tem como uma de suas principais atividades econômicas a pesca, porém, infelizmente, a pesca predatória com explosivos tem se tornado uma prática recorrente. Trata-se de um crime ambiental que deve ser fiscalizado e duramente coibido.
“A implantação de uma CIPPA em Vera Cruz assegurará um papel importantíssimo na fiscalização da odiosa prática, bem como permitirá a investigação e coibição dos crimes cometidos contra o meio ambiente, executando as medidas protetivas e promovendo a execução da punição dos criminosos. Nós não podemos aceitar esse comportamento criminoso, que, além de destruir a natureza, acaba prejudicando diretamente os pescadores e marisqueiras que retiram do mar e dos mangues seu sustento!”, afirma Jurailton.
2. A DEAM a ser instalada na Ilha de Itaparica como está o andamento?
O deputado Jurailton, preocupado com o relato do crescente número de casos de violência contra as mulheres na Ilha, apresentou a proposição número 23.296/2019 direcionada ao Governador Rui Costa, e ao Secretário de Segurança Pública do estado da Bahia, Dr. Maurício Barbosa, a Indicação da criação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Mar Grande, no Município de Vera Cruz/BA.
A DEAM em Vera Cruz, terá um papel importante no Atendimento à Mulher, funcionando como um aparelho de segurança pública necessário para acolher mulheres vítimas de violência, investigar os crimes cometidos contra ela, executar as medidas protetivas exaradas pela Justiça e promover a execução da punição de agressores.
A especialização deste tipo de delegacia serve para criar não apenas um ambiente mais amigável ao acolhimento das denúncias na Ilha, pois deve contar com a presença, por exemplo, de delegadas do sexo feminino, mas também para empreender ações mais efetivas de combate à violência contra a mulher.
Assim, para que haja um real enfrentamento da violência contra a mulher, é fundamental a implementação de DEAMs.
Cientes da situação, especialmente pelo alerta feito deputado na Assembleia Legislativa, no final de 2019 o Projeto de sua autoria foi APROVADO e publicado no Diário Oficial, ficando agora a cargo do Governo do Estado a sua implementação.
O deputado, em contato com a Secretaria de Segurança Pública, foi informado que a proposição foi recebida, porém ainda não foi instalada a DEAM.
“Entendemos os esforços na luta contra a COVID-19, porém, consideramos, que a Indicação ora proposta (e já aprovada!), representa um avanço na luta do povo Vera-Cruzense contra a violência, visto que mais que uma política pública de punição a agressores, incorpora uma perspectiva de prevenção.”
3. Na área de saúde quais as ações a serem tomadas efetivamente para Ilha de Itaparica?
Desde o início da pandemia, o Deputado tem apresentado ações de conscientização voltadas à garantia da preservação da vida e da saúde do povo baiano.
Tendo realizado a doação de mais de um milhão de reais da sua cota de emenda parlamentar para fortalecer o combate ao coronavírus.
Além da doação, o deputado Jurailton apresentou a Indicação nº 23.979/2020 ao Governador Rui Costa, e ao Secretário da Saúde Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas-Boas, solicitando a implantação de um Centro de Hemodiálise no Município de Vera Cruz/BA.
Em atendimento que realiza frequentemente no gabinete que mantém na sua amada Vera Cruz, o deputado foi procurado por munícipes que explicaram que a Ilha possui um número significativo de pacientes que fazem Hemodiálise. Ocorre que, o município ainda não conta com uma unidade de atendimento para pacientes com insuficiência renal. Em atendimento ao direito à saúde de seus munícipes, a Secretaria de Saúde do Município os encaminha para cidades como Salvador, Santo Antônio de Jesus e Valença.
Vale salientar que, apesar da Secretaria de Saúde Municipal ceder carros para transportar os pacientes que estejam com doenças renais crônicas, as sessões de diálise duram cerca de 3 a 5 hora e necessitam ser repetidas 2, 3, por vezes 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente, de acordo com a gravidade do caso.
O deputado apresentou a Indicação na Assembleia Legislativa sensibilizado com as dificuldades reais e o desconforto desses pacientes dialisados, por vezes debilitados, mas que são forçados a se deslocarem para outros municípios para realizarem as sessões de tratamento, e considerando que, por vezes, não há sequer um horário certo de retorno.
“A implementação do centro de Hemodiálise no município de Vera Cruz no Estado da Bahia é de suma importância para os portadores de doenças renais crônicas do município, terem qualidade de vida”, explica o deputado.
4. O transporte para a Ilha pelo ferry-boat e pelas lanchas na visão do deputado como melhorar?
Sem dúvidas, é grande a importância do Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos do Estado da Bahia – SHI, notadamente dos Ferries e das Lanchas. Tais embarcações possibilitam o deslocamento diário de milhares de pessoas; assim funcionando, inclusive, como instrumento de desenvolvimento da região da Baía de Todos os Santos, pois interliga municípios e encurta distâncias.
O deputado Jurailton já utilizou muito, e continua a utilizar esses transportes, já que tem um gabinete para atendimento na Ilha de Itaparica. E, preocupado com o grande volume de pessoas acomodadas tanto nas lanchas quanto no ferry, a temperatura elevada, o alongado tempo do percurso, o natural desgaste dos passageiros – muitas vezes idosos – é que o os usuários desse transporte hidroviário ficam expostos diariamente a riscos considerados anormais, já tendo ocorrido falecimentos em razão da precariedade e demora de atendimentos de urgência/emergência.
Tal é a inacessibilidade a recursos de saúde que, durante as viagens, nem mesmo simples curativos ou primeiros socorros são disponibilizados de modo adequado para a preservação da saúde populacional.
“Diante deste quadro, a obrigatoriedade da presença de enfermeiros nas embarcações é um cuidado necessário e indispensável para garantia da saúde da população. Não se pode esquecer que tais vidas merecem proteção primordial, ainda que em detrimento dos interesses comerciais relacionados aos custos do atendimento de que trata esta lei”, explica Jurailton.
Assim, querendo sempre buscar a melhoria da qualidade de vida dos baianos, o deputado Jurailton apresentou a Indicação nº 23.154/2019 para o Governador Rui Costa requerendo a imediata e urgente determinação da obrigatoriedade da presença de um enfermeiro nas embarcações do Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos do Estado da Bahia – SHI, objetivando garantir os primeiros socorros e cuidados essenciais durante as travessias.
5. Na situação da pandemia o que tem sido visto no cumprimento das medidas executivas e o que precisa ser feito para conter a população?
Empenhado na luta contra a Covid-19, o deputado Jura destinou mais de 1,5 milhão de reais a serem aplicados no enfrentamento da doença. Os recursos foram destinados principalmente para a compra de aparelhos médicos hospitalares, equipagem de UTIs e implantação e desenvolvimento de estratégias de combate ao coronavírus.
“Continuamos trabalhando para garantir assistência ao nosso povo. Vivenciamos um momento muito delicado, especialmente agora com a segunda “onda” da Covid-19, por isso encaminhei para o Governo do Estado 1,5 milhão de reais para que seja aplicado nas ações de enfrentamento ao coronavírus, principalmente na compra de aparelhos e insumos médicos”, afirmou.
Cumpre destacar, o deputado Jurailton preocupado também com a saúde mental dos baianos, durante a pandemia continuou o seu Projeto BASTA! Assim, deu prosseguimento ao trabalho de combate à automutilação, à depressão e ao suicídio, realizando encontros virtuais e lives com psicólogos.
Ainda considerando a delicadeza do momento em que vivemos, causada pela Pandemia da Covid-19, e, levando em consideração as medidas de enfrentamento à doença, decretadas pelo Governo do Estado, que implementou diversas ações voltadas à promoção do isolamento social da população, tornou-se necessário a adoção de uma nova política pública, voltada ao amparo material das famílias de baixa renda mais atingidas.
Por este motivo, o parlamentar apresentou Indicação da criação do Vale Gás, pois entendeu a urgência de intensificação das políticas públicas que se voltem ao atendimento da população em situação de maior vulnerabilidade social, buscando assegurar a todos condições dignas para que possam, da melhor forma, superar este momento difícil.
“Solicitamos ao Governador a concretização desta Indicação, e que o mesmo possa operacionalizar a distribuição de tão relevante benefício social. Requer assim, seja instituído, no âmbito estadual, programa social de distribuição de Vale Gás, objetivando a transferência de renda, configurando benefício complementar emergencial, às famílias baianas em situação de maior vulnerabilidade social, como auxílio público voltado a amenizar os impactos sociais decorrentes da pandemia da Covid-19”.
6. O que o deputado gostaria de falar para toda a população do estado da Bahia no momento?
“Quero começar dizendo que sei das dificuldades enfrentadas por todos, pois estamos vivendo o pior momento da Pandemia do coronavírus, especialmente com essa nova variante da doença que é mais agressiva e mais contagiosa. Muitas pessoas estão adoecendo e vivemos um momento muito delicado, já que as UTIs estão lotadas e a regulação não está dando conta de tantos pedidos.
Eu tive a Covid-19, e sei bem o que é enfrentar esse vírus. Não foi fácil, e mesmo me cuidando tive a doença, mas eu consegui me recuperar.
Hoje estou curado, e já voltei a trabalhar pensando em novas ações para entregar atenção e cuidado ao povo baiano.
Este é o momento para todos fazerem a sua parte, porque juntos somos mais fortes. Contribuam com as ações de enfrentamento a doença, protejam-se e nunca baixem a guarda. O uso da máscara é obrigatório, mas mais do que isso: é um ato de amor por você e pelo próximo. Sejam conscientes, juntos venceremos!
A vacina em breve será uma realidade para todos e conseguiremos conter de vez essa doença. Mas, neste momento, é essencial evitar aglomerações. Mantenham distância. Se puderem, fiquem em casa, é a melhor forma de prevenção e proteção que cada um pode adotar por si.
Nós vamos continuar a lutar pelo nosso povo, venceremos essa batalha. Vai passar!
Aproveito para agradecer todas as orações e o carinho que recebi enquanto estive doente. O apoio de vocês foi fundamental para manter o ânimo e a esperança, acelerando a minha recuperação.
Não podemos perder a fé e nossa confiança em Deus. Se cuidem!
Contem comigo, afinal eu sou seu amigo Jura.
Visão Cidade