Revista Forbes cita Salvador pela segunda vez sobre destinos turísticos
Com destaque para o boêmio bairro do Rio Vermelho, que tanto encantou Caymmi e Jorge Amado, dentre outros astros da constelação de artistas exportados pela Bahia, a revista norte-americana Forbes voltou a citar Salvador, em artigo publicado nesta quarta-feira (20), sobre melhores destinos turísticos pós-advento da vacina contra o coronavírus. Outras localidades históricas da capital, como a Vitória, Graça, Barra e Ondina, ajudaram o jornalista John Oseid a traçar um mapa único dos principais atrativos da cidade. Encantado com a Casa do Rio Vermelho, lar de Jorge Amado e Zélia Gattai, o norte-americano citou que “o lugar está repleto de itens pessoais, cartas, documentos e até mesmo as cinzas do casal, além de lembranças de toda parte do mundo, trazida por amigos internacionais”.
Na semana passada, Oseid sentenciou que Salvador combina cultura e gastronomia, agradando paladares variados. A publicação intitulada “Carnival And Cuisine In Salvador, Bahia’s Old Town”, dentre outras coisas, ressalta as impressões do autor sobre os sítios históricos, em especial o Pelourinho, a culinária, as iguarias etílicas do Cravinho e, claro, a simpatia do baiano que, mesmo em tempos de pandemia, segue como um diferencial que cativa nove entre dez visitantes da capital baiana.
A referência midiática internacional ao potencial turístico de Salvador segue uma tendência que, nos últimos anos, teve ressonância em veículos de grande circulação e reconhecimento, como o jornal The New York Times, a revista National Geographic e a Condé Nast Traveller. “É gratificante, após oito anos de trabalho intenso, ver que os frutos deste investimento estão sendo colhidos por trabalhos publicados mundo afora”, celebra o titular da pasta de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Fábio Mota.
Berço – Lamentando a suspensão do Carnaval, embora já projete nova visita para a folia em 2022, Oseid destacou a importância de Salvador como “berço de grande parte da cultura do país, da comida e das raízes afro-brasileiras, música e carnaval”, ressaltando a diversidade de ritmos e o trio elétrico. Belezas naturais, como a Baía de Todos-os-Santos, restaurantes de opções variadas que o jornalista pode conferir ao longo da costa soteropolitana, passando por Itapuã, Avenida Contorno e pela Ilha dos Frades, por exemplo, também são destaques da publicação.
A reportagem citou ainda a Casa do Carnaval, a beleza única das igrejas e das diferentes culturas religiosas que se misturam em locais como a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Como um explorador descobrindo um novo mundo, o autor percorreu vielas e ladeiras, apresentando ao leitor uma Salvador que a seus olhos se expõe bela, inédita e antiga, embora com um ar renovado pela conservação e espírito de festa e respeito às tradições.
Estratégia – De acordo com o diretor de Turismo da Secult, Antonio Barreto Jr, além da atração natural exercida pela capital baiana, o interesse estrangeiro pela cidade tem sido aguçado ano a ano por meio Press Trips e Famtours (Familiarization Tour) – conteúdo informativo e publicitário destinado, respectivamente, para jornalistas e influencers do setor e agências de viagem, operadores do turismo, organizadores de eventos e demais vertentes do segmento ao redor do mundo.
“Isso é fruto da estratégia da secretaria com a divulgação internacional, para que os setores ligados ao turismo possam conhecer Salvador, ver de perto a nova cara da cidade, como ela está revitalizada, além da diversidade cultural, gastronômica, esportes náuticos e de toda oferta de turismo local. É o terceiro ano que lançamos este sistema pré-Carnaval, e graças a esta estratégia conseguimos matérias de importância nestes veículos internacionais, ampliando o conhecimento dos visitantes sobre a capital baiana”, disse Barreto Jr.
SECOM