Resumão do COVID-19 2020 em Vera Cruz
Graças a Deus o ano 2020 se foi com n° expressivos.
São 494 casos segundo PMVC e 510 segundo a SESAB.
Mas farei minha análise pelos n° da PMVC.
Foram 8 meses de angústias, sofrimentos e isolamentos.
Mas o mês de dezembro foi também o de maior n° de casos após o pico julho e agosto, com 70 casos.
Nosso “gráfico de cascata” demonstra que a quantidade de curados teve um ligeiro crescimento com 50 recuperações bem sucedidas em dezembro.
Já o nosso “gráfico de árvore”, demonstra minha preocupação desde o começo da pandemia quanto as testagens em nossa população.
Nele, fica evidente que de maio até agosto, houve uma certa preocupação mas que foi negligenciada nos 3 meses seguintes de setembro a novembro.
Mas papai do céu foi generoso conosco e houve apenas 11 óbitos como demonstra nosso “gráfico de pizza com abas redondas” e que justamente nos 3 meses em que houve menos testagens, foram os meses em que não houve óbitos.
E para finalizar nossa análise de dados, vem nosso demonstrativo com o “gráfico de pareto” que demonstra 50% do total de casos em Vera Cruz está nas 5 localidades da sede (Gambôa, Ilhota, Centro, Jaburú e Riachinho).
Não é a 1° vez que menciono a necessidade de se fazer mutirões de testagens rápidas nessas localidades, principalmente agora com o fim das festas de fim de ano.
Amanhã irei fazer minha testagem rápida após ter feito a última no começo de novembro e espero que a nossa Secretária de Saúde olhe com carinho essas 5 localidades, onde com certeza os focos estão entocados.
Sem mais a dizer
Fonte: PMVC e SESAB
Infográfico: Adm. e Analista de Dados Osvaldo Silva Filho
Visão Cidade