PF, PRF e polícias estaduais farão segurança da distribuição das vacinas contra a Covid
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou neste domingo (17) que a distribuição das vacinas CoronaVac e de Oxford será acompanhada pelas forças de segurança pública federais e estaduais.
De acordo com a pasta, o plano emergencial de segurança e monitoramento da operação de distribuição das doses começará já neste domingo.
O anúncio ocorreu pouco depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a distribuição para os estados começará a ser feita na segunda-feira (18) e, a vacinação, a partir da quarta (20).
Segundo o Ministério da Justiça, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão coordenar a segurança do processo de distribuição, logística e armazenamento das cargas de vacinas em âmbito nacional.
Nos estados, as vacinas serão entregues às polícias locais, que ficarão responsáveis pela segurança na distribuição.
A PF será responsável pela segurança dos espaços federais de armazenamento. Já PRF realizará também a escolta das vacinas para os locais de armazenamento e distribuição dos estados.
A PRF também poderá ser acionada para ajudar na segurança durante a distribuição dentro dos estados.
(G1)