EsporteVera Cruz

Fita Azul para o Cacha Pregos na Regata Mestre Poita da Conceição

Associação de Saveiros Vela de Pena da Bahia realizou – na tarde deste domingo (24), a quarta regata da temporada 2020/2021. O evento, que nesta edição, homenageou Poita, pescador e mestre de saveiros da Conceição, foi denominado de “30ª Regata Mestre Poita” – com um percurso totalmente em Vera Cruz – entre as praias de Berlinque e Conceição.

Na largada da Regata as areias da tradicional praia do Cone Sul registraram as presenças de banhistas e dos adeptos seguidores das tradicionais regatas da Ilha de Itaparica. Obedecendo o regulamento o juiz da competição autorizou – às 14 horas – as saídas dos saveiros por categoria: (A) – Mestre Lenilton e Chega Mais; (B) – O Raio, O Bando e Mestre Casca, (C) Sol Nascente, Tigamar, Mestre Lídio e Cacha Pregos; (Classe Pesca) – Brinco da Costa. Na categoria Catraia, pelo longo percurso, a solitária Calumbi foi preservada.

Conceição

Com a tarde ensolarada, a maré vazando e ventos favoráveis ao show das velas de pena, uma plateia animada na bela praia de Conceição esperava a chegada dos saveiros. Cruzaram a barra, por ordem de categoria: Pesca – Brinco da Costa, Classe (A) – 1º Chega Mais e 2º Mestre Lenilton; (B) – 1º O Bando, 2º O Raio e 3º Mestre Casca; (C) 1º Cacha Pregos, 2º Tigamar e 3º Mestre Lídio. No geral ganhou a “Fita Azul” – prêmio destinado ao 1º saveiro a cruzar a barra de chegada – o saveiro Cacha Pregos. “Foi uma linda regata, não tivemos acidente e todos os saveiros que largaram cruzaram a barra e chegaram bem”, analisou Gebo, juiz da competição.

Depois de faturar a “Fita Azul” nas quatro Regatas já realizadas, o Mestre Edmilson, comandante do Cacha Pregos conversou com a reportagem do Blog da Ilha de Itaparica destacando a fase espetacular do saveiro líder da tradicional competição da Baia de Todos os Santos – “Já estamos vencendo bem há 11 anos. Não treinamos mais, só saímos para correr – time que está ganhando não se mexe. Nessa regata o vento estava bom o mar favorável e todos os barcos participantes chegaram bem. Domingo que vem pretendemos vencer em casa e vamos prestigiar a nossa população.”, comentou o Mestre, que elegeu o próximo percurso – Jaguaripe/Cacha Pregos, como o mais difícil da competição.

Antes da entrega da premiação, depois do desembarque, Ricardo Araújo, presidente da Associação dos Saveiros Vela de Pena da Bahia, conversou com a reportagem do Blog – “Ainda temos mais cinco regatas – a próxima Jaguaripe/ Cacha Pregos é uma das mais tradicionais – por conta da pandemia será simplificada e disputada no próximo domingo (31) independente da Festa do Padroeiro. Na sequencia teremos Salinas/ Amoreiras (Itaparica) no dia 07 de fevereiro, no domingo de carnaval teremos Salinas / Manguinhos (Itaparica), depois a Ponta de Areia (Itaparica)/ Ilhota (Vera Cruz), teremos ainda uma regata do Frenesi em Salvador e estamos em busca de apoio para fechar a temporada com o renascimento da Regata Barra de Paraguaçu/Itaparica”, comentou o presidente Ricardo.

Mestre Poita

Na beira da praia, o encontro com o grande homenageado da regata Berlinque/Conceição, Mestre Poita – que conversou com a reportagem do Blog – “Me sinto gratificado com a homenagem dos navegadores e das famílias que estão aqui. agradeço a todos. Comecei a participar de regatas na “João das Botas”, em Salvador – tinha 15 anos, hoje tenho 68, fui com o saveiro Sereno do Mestre Filhinho – os patrocinadores eram o Banco Econômico e Aspeb – a partir daí comecei a gostar e não parei mais – passei também a “cortar pano” – fazer a vela do barco”, resumiu o homenageado Poita, que destacou ainda que o saveiro Cacha Pregos merece o sucesso que vem fazendo nos últimos anos.

O Blog da Ilha de Itaparica sugere – que paralelo aos eventos realizados na Ilha seja realizada campanha de conscientização das regras pandêmicas para disciplinar o uso de máscaras e aglomerações desnecessárias nas áreas de praia ao ar livre.

Por Victor Vargas / Imagem: Luis Pereira

Blog da Ilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *