Começam as aulas do Curso ABC
Começaram as aulas do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), uma ação do Ministério da Educação (MEC), executada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em conjunto com a Secretaria de Alfabetização (Sealf).
Com 80 mil vagas já preenchidas, a iniciativa estuda abrir novas oportunidades para capacitar estudantes de licenciatura e profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças. As aulas ocorrem pelo Ambiente Virtual do MEC (Avamec), com vídeos, tarefas de estudo e materiais de leitura, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.
Benedito Aguiar, presidente da Capes, avalia que essa capacitação contribui para a atualização dos professores brasileiros sobre o ensino da leitura e da escrita para crianças nos primeiros anos de escolaridade, melhorando a qualidade da alfabetização infantil.
Oferecer, de forma gratuita e com certificação oficial, “um curso de alta qualidade e com padrão internacional é mais um exemplo do compromisso do Governo Federal com a valorização dos profissionais da área da educação, responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino no Brasil”, reforça Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do curso.
Tempo de Aprender
A capacitação faz parte do programa de alfabetização Tempo de Aprender, desenvolvido pela cooperação internacional entre a Capes, a Sealf, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAB).
(www.gov.br)