Vitória perde do Cruzeiro em casa
A estreia do técnico Mazola Júnior à frente do Vitória foi recheada de problemas. Diante do Cruzeiro no Barradão, o Leão acabou derrotado por 1×0, na noite desta sexta-feira (11), pela 28ª rodada da Série B, e manteve o tabu de 14 anos sem ganhar da Raposa em casa. Ainda viu o volante Lucas Cândido ser expulso e o goleiro Ronaldo sair lesionado ainda no primeiro tempo.
Com o revés, o rubro-negro perdeu a chance de subir na tabela da segundona. Se vencesse, podia assumir o 11º lugar, superando a Raposa, o CRB – que visita a Chapecoense neste sábado (12) – e o Operário-PR, que empatou com o Sampaio Corrêa em 1×1. Agora, segue na 14ª colocação, com 33 pontos. Mas pode ser ultrapassado pelo Brasil de Pelotas, que mede forças em casa com o Guarani, neste domingo (13).
Na próxima rodada, o Vitória será mais uma vez anfitrião e receberá o Juventude no Barradão. O jogo está marcado para terça-feira (15), às 21h30.
Domínio e desvantagem
Em casa, o Vitória começou o jogo à vontade. Buscou criar chances no início e, até a primeira metade do primeiro tempo, já tinha feito três finalizações, enquanto o Cruzeiro não tinha conseguido qualquer lance de perigo. A Raposa, aliás, mostrava dificuldade e tinha problemas na saída de bola.
O Leão aplicou seu primeiro susto no rival aos 6 minutos, quando Rafael Carioca foi lançado, dominou na área e chutou na saída de Fábio, batendo na trave. A jogada, porém, não valeu: o lateral foi flagrado em posição de impedimento.
Aos 12 minutos, veio a melhor oportunidade do Vitória na etapa: em cobrança de falta, Vico mandou uma bomba venenosa, de longe, que foi no canto superior direito de Fábio. Mas o goleiro alcançou, espalmou e impediu o gol rubro-negro.
O jogo foi aos poucos perdendo o ritmo. Depois dos 20 minutos iniciais, os dois times passaram a apresentar pouca criatividade e a partida foi ficando travada.
No fim do primeiro tempo, aos 41, Airton foi lançado em velocidade na esquerda. Ronaldo saiu do gol e jogou para a lateral. Mas o goleiro, que tinha se recuperado de lesão e acabado de retornar, sentiu a coxa direita. Sem César e Lucas Arcanjo, ambos com covid-19, foi substituído por Yuri, da equipe sub-20, marcando a estreia do jovem no time profissional.
Três minutos depois, a Raposa ganhou escanteio pela direita, cobrado por Machado. O zagueiro Ramon, que tem longa história no rubro-negro, cabeceou no canto direito do gol e abriu o placar. Lei do ex presente no Barradão na única finalização do Cruzeiro no primeiro tempo.
No último lance da etapa, o Vitória ainda teve uma oportunidade. Aos 47, Arthur Caíke saiu errado, Fernando Neto conseguiu a bola e tocou para Léo Ceará. O atacante chegou até a pequena área e chutou no canto esquerdo. Fábio, porém, espalmou.
Sem ânimo
Com a desvantagem no placar, o Leão voltou do intervalo querendo o empate. Mas quem teve a primeira boa chegada foi o Cruzeiro, aos 4 minutos. Rafael Sobis dominou e deu passe para Arthur Caíke, que mandou uma bomba da meia direita, à meia altura. Yuri, porém, fez uma incrível defesa e impediu o segundo gol celeste.
Aos 9 minutos, mais uma grande chance da Raposa. Em rebote depois de escanteio, Rafael Sobis chutou a bola com efeito, na segunda trave. Mas, para a felicidade do torcedor rubro-negro, bateu na meta.
O Vitória, enquanto isso, se mostrava abatido. Não conseguia atacar, tinha dificuldade em marcar e deixava o Cruzeiro assustar. Aos 15 minutos, o visitante já tinha quatro finalizações.
Na tentativa de melhorar o desempenho da equipe, o técnico Mazola Júnior sacou Vico e Thiago Lopes e promoveu as entradas de Ewandro e Gerson Magrão. Mas, aos 25 minutos, o volante Lucas Cândido levou o segundo cartão amarelo por falta em Giovanni e foi expulso, deixando o mandante com um jogador a menos na partida.
O Leão seguiu sem conseguir criar boas oportunidades na etapa final. Teve um lance de Fernando Neto aos 33 minutos, quando arriscou mesmo sem ângulo, mas a bola foi pelo lado de fora.
No fim, o Cruzeiro ainda ficou perto de fazer o 2×0, quando Welinton recebeu no meio, correu, entrou na área e limpou Yuri, mas perdeu o ângulo.(Correio)