NotíciasPolíticaSalvador

Sessão solene semipresencial será nesta sexta-feira (1º), às 14h30

Será nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021, às 14h30, a sessão solene de instalação dos trabalhos da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Salvador, quando serão empossados o prefeito eleito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos e os 43 vereadores diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O evento, que contará com o discurso de posse do novo prefeito e do presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), será semipresencial, em função dos protocolos de segurança definidos para enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Assim, mesmo os vereadores que serão empossados e pertencerem ao grupo de risco do novo coronavírus poderão participar de forma remota. Por segurança também não será permitido o acesso ao público, que poderá acompanhar toda a solenidade pelo portal (www.cms.ba.gov.br) e redes sociais da Câmara Municipal, já que o evento será transmitido ao vivo pela TV (canal aberto 12.3) e Rádio Câmara (FM 105.3).

Mesmo não sendo considerado grupo de risco, o vereador que quiser manter o isolamento social também poderá optar pela posse pelo sistema remoto. Considera-se grupo de risco os maiores de 60 anos e portadores de doenças com aumento de mortalidade constatado em decorrência da contaminação pela Covid-19. A posse por meio virtual produz os mesmos efeitos previstos no Regimento Interno da Casa.

Eleição da Mesa

No sábado, dia 2, às 9h, a Câmara Municipal promoverá a primeira sessão com a nova composição, para eleição e posse da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022. Por causa das medidas de enfrentamento à Covid-19, esta também será no formato semipresencial, a partir do Plenário Cosme de Farias, sem acesso a convidados. 

“As sessões obedecerão a todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus”, ressaltou o presidente Geraldo Júnior. Os vereadores, segundo ele, continuarão na linha de frente da luta legislativa de combate à Covid-19, “zelando pela saúde da população”.

Até o acesso à imprensa foi limitado por medida de segurança. Só os profissionais credenciados antecipadamente poderão cobrir os eventos do Plenário Cosme de Farias. “A pandemia decorrente do novo coronavírus alterou as relações sociais e exigiu o distanciamento social como forma de reduzir a disseminação do vírus em nossa sociedade”, justificou a Mesa Diretora da Câmara na Resolução que estabeleceu o formato dos dois eventos de reabertura dos trabalhos legislativos.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *