GeralNotíciasVera Cruz

Principal via de escoamento de pescado em Vera Cruz está comprometida por falta de pavimentação

São inúmeros os relatos e protestos dos moradores da comunidade do Baiacu, na Ilha de Vera Cruz, pedindo ajuda ao poder público estadual para a execução de obras de requalificação asfáltica na BA-868, conhecida como a “rota do marisco”. A estrada do Baiacu está em condições precárias, com muitos buracos, e que por muitas vezes, em período de chuvas, ficam escondidos por causa da lama na via.
Natural da ilha, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), sai em defesa de seus conterrâneos, e requer providências do Governo do Estado, solicitando do diretor-geral da Seinfra – órgão responsável pela execução de políticas públicas relacionadas às estradas da Bahia- Marcus Cavalcanti, que tenha mais atenção com a localidade, e tome as medidas certas, a fim de melhorar a malha viária de Vera Cruz.
“A recuperação é de suma importância, porque além de garantir a segurança dos que trafegam cotidianamente, reduz o número de acidentes de trânsito na localidade. A BA-868 é a principal rota de escoamento de pescado da ilha, que contribui significativamente com a economia local, não sendo justificável tamanho descaso com essa importante região”, relata Jurailton.
A comunidade do Baiacu é formada tradicionalmente por famílias que vivem da pesca e da mariscagem, e só têm essa via para comercializar seus produtos, que por sua vez, abastecem a capital e cidades do recôncavo. Com serviços de pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização, marisqueiras e pescadores poderão escoar sua produção com condições seguras de trafegabilidade.
A líder comunitária Sílvia de Monteiro, ressalta que a comunidade é muito carente de serviços, e que sem estrada adequada para a locomoção, a situação fica ainda pior. “Essa é a única entrada e saída do Baiacu. Por aqui passam todos que precisam ir ao supermercado, ao médico, e a todos os demais serviços que são necessários para nossa subsistência humana. Estamos afastados do centro de Vera Cruz, por isso necessitamos de um olhar mais generoso com a nossa área”, relata a líder.
Localização:
Para chegar à BA- 868 na comunidade do Baiacu, é preciso passar pela BA-001, que liga Bom Despacho a Nazaré, principal estrada que liga Vera Cruz a outras cidades.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *