Ouvidoria da CMS faz balanço de atividades durante a pandemia
Desde que a pandemia se espalhou por Salvador, vários órgãos de atendimento ao cidadão tiveram que readaptar as formas de trabalho. A Ouvidoria da Câmara Municipal foi um deles, inserindo os canais online como veículos de atendimento aos cidadãos, e continuando a realizar audiências nos formatos de lives.
Os novos canais de atendimento são por e-mail (ouvidoriacms@cms.ba.gov.br) e telefone corporativo (71 99631-4499/ Whatsapp), além da aba da Ouvidoria no portal oficial da CMS. A Ouvidora Aladilce Souza (vereadora pelo PCdoB), fala sobre o novo modelo. “Nós damos continuidade ao processo de escuta social. Recebemos demandas em relação aos serviços de transporte, comércio, profissionais de saúde, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros. Buscamos aproximar a população às instituições públicas, e o órgão está à disposição de Salvador”, pontua.
Desde que a equipe passou a trabalhar remotamente em meados de março, foram um total de 84 casos atendidos. Destes, 39 foram relacionados ao coronavírus ou à pandemia de modo geral, manifestados por meio de denúncias, reclamações, solicitações e/ou sugestões. Além disso foram enviados 118 ofícios, sendo que o órgão mais demandado foi a Secretaria Municipal da Saúde. A Ouvidoria também esteve à frente de denúncias de grande repercussão, como a construção irregular de um posto de gasolina em Ondina.
“Fizemos reuniões junto ao Ministério Público, além da coletiva de imprensa com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para tratar da situação dos profissionais. E recebemos muitas demandas relacionadas às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya”, complementa Aladilce. Dos casos enviados pela Ouvidoria, 18 foram respondidos até a presente data.
AUDIÊNCIAS VIRTUAIS – Para dar continuidade às discussões relacionadas à Salvador, as audiências públicas também passaram para o virtual, sendo todas transmitidas pela página do Facebook da TV e Rádio Câmara, onde o público pôde participar através dos comentários das transmissões, os quais eram lidos em tempo real pela Ouvidora e discutidos entre os participantes da audiência.
Foram debatidos temas como o panorama da covid-19 em Salvador, atenção básica em saúde, o enfrentamento ao coronavírus nos bairros, assistência social, convênios entre prefeitura e ONG’s para benefícios sociais em na cidade, além de duas reuniões para a situação da cultura em tempos de pandemia. A sessão temática que discutiu o retorno do comércio, também foi iniciativa da Ouvidoria. As atividades contaram com a presença de autoridades como Leo Prates, Arany Santana, Fernando Guerreiro e Leisa Souza.
“Ponderamos como as diversas áreas da cidade foram afetadas com a pandemia, buscando, junto às autoridades, possíveis soluções de enfrentamento”, pontua Aladilce. “Continuamos com nossos canais de atendimento ativos, procurando sempre estar junto da população, mesmo que virtualmente, cumprindo com o nosso exercício democrático de fazer com que a Câmara represente os cidadãos e as cidadãs de Salvador”, finaliza.
Comunicação Ouvidoria – CMS