NotíciasSaúdeVera Cruz

Vera Cruz: Novas medidas contra a Covid-19

Agindo na hora certa, a prefeitura de Vera Cruz anunciou medidas para manter o menor número de casos de Covid da Grande Salvador. A ação vale a partir desta quarta-feira, 10 de junho, e é tomada no momento em que a pandemia atinge o pico no país.

Entre as determinações estão o estabelecimento de horários para o funcionamento do comércio na cidade, a implantação de patrulhas de fiscalização e a criação de um centro de testagem no município, além de restrições no transporte público intermunicipal. Os detalhes foram anunciados em live no Facebook.

Ponto de testagem rápida

Segundo o decreto do prefeito Marcus Vinícius, a administração municipal vai criar um ponto fixo de testagem rápida de coronavírus. O objetivo é identificar casos de maneira precoce e agir para impedir a disseminação da Covid-19 pela cidade. Na unidade será oferecido teste ao morador que apresente sintomas da infecção, inclusive leves. Antes de serem testados, os moradores precisam passar por uma avaliação da equipe de saúde.

Patrulhas Municipais

A prefeitura criou ainda uma patrulha para monitorar denúncias e garantir que as pessoas que já tenham testado positivo pra coronavírus e devam estar em isolamento domiciliar, permaneçam em suas casas. Segundo a norma, se for flagrada, ela pode responder por crime de infração de medida sanitária preventiva.

O decreto cria também uma outra patrulha para fiscalizar o distanciamento social no comércio da cidade, que será responsável por fazer cumprir as normas de distanciamento em todo comércio da região, inclusive com a exigência de marcações no chão para filas de caixa e pagamento, além das marcações em mesas de bares e restaurantes, delimitando o distanciamento.

Novos horários do comércio

A partir desta semana, o comércio municipal (exceto Mar Grande) deverá funcionar apenas de segunda à sexta até as 18h, e sábado até às 12h, visando reduzir a interação. A única exceção para a regra se refere às farmácias, que poderão trabalhar por até 24 horas.

Restaurantes, bares, e similares, poderão funcionar em dias úteis de segunda a sexta até as 18h, porém aos finais de semana e feriados funcionarão apenas em regime de delivery, sem atendimento presencial.

Segundo o decreto, quem descumprir a regra será penalizado com a suspensão das atividades por prazo de uma semana, e, em caso de reincidência, haverá suspensão do alvará e interrupção das atividades.

Comércio em Mar Grande

Por causa da concentração de bancos e de uma atividade comercial maior, a prefeitura estabeleceu regras diferenciadas para Mar Grande. Entre os dias 10 e 19 de junho, as lojas localizadas em toda Avenida Juvenal João Vinagre e ruas adjacentes vão funcionar em horário reduzido, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A medida vale também para os comércios essenciais, incluindo supermercados, mercadinhos e similares. A exceção são as farmácias, que podem funcionar até 24h.

Aos sábados e domingos não haverá abertura do comércio, com exceção dos ramos de atividades essenciais, que poderão funcionar até às 12 horas, e farmácias, que podem funcionar até mesmo em regime de 24h. Bares e restaurante poderão operar apenas em regime de delivery durante os finais de semana, sem atendimento presencial a clientes nas suas dependências.

Redução do acesso por transporte coletivo

A partir desta quarta, 10 de junho, fica vedado o acesso de transporte público intermunicipal no centro da cidade. Será realizada blitz de controle durante todo o horário de funcionamento do comércio e saída final das lanchas do terminal marítimo de Mar Grande. Será permitido apenas o acesso de transporte público interno da cidade.

(Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *