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Transporte coletivo passa por operação assistida durante pandemia do coronavírus

A Prefeitura iniciou oficialmente, nesta quarta-feira (8), a operação assistida do sistema de transporte coletivo por ônibus em Salvador que acontece durante o período de enfrentamento ao coronavírus. Os detalhes da iniciativa foram apresentados pela manhã pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabio Mota, acompanhados do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, durante a entrega do terceiro elevado do BRT, na Avenida ACM.

De acordo com o prefeito, a iniciativa foi desenvolvida como piloto desde o sábado (4) e foi adotada devido à queda em 70% do número de passageiros fora dos horários de pico. A situação é resultado das medidas de isolamento social recomendadas por autoridades de saúde e adotadas pela gestão municipal.

“Tivemos a preocupação, desde o início, de acompanhar a dinâmica do transporte coletivo nos horários de pico. Desde a implantação dos decretos de restrição, temos visto situações preocupantes de aglomeração nos corredores mais demandados, em linhas com volume maior de passageiros transportados e em estações de ônibus. Por isso, foi solicitado à Semob o desenho de uma operação assistida e os resultados começaram a surtir efeito”, explicou o prefeito.

A medida engloba o reforço da quantidade de ônibus nas linhas com maior demanda, em duas faixas de horário: das 5h30 às 7h30 e das 17h às 19h. Essas linhas atendem as regiões do Subúrbio, Estrada de Pirajá, Cajazeiras – englobando os bairros de Castelo Branco e Águas Claras -, e a Avenida Vasco da Gama, dentre outros locais de grande circulação. Poderá haver mudanças em alguma linha ou local, de acordo com a necessidade.

Outra iniciativa é a disponibilização de fiscais nas estações para acompanhar os ônibus e auxiliar no ordenamento das filas para o cumprimento da distância mínima de um metro entre os passageiros. “Além disso, vamos fazer a estocagem de ônibus nas principais estações de transbordo para acompanhar a lotação dos veículos. Caso haja lotação, o fiscal chamará o próximo veículo para garantir o número de passageiros por veículo e maior fluidez das filas”, completou o secretário Fabio Mota.

O prefeito também afirmou que já foi feito um apelo à concessionária CCR Metrô para que o sistema aumente a frequência dos vagões nos horários de pico, para que cheguem menos carregados às estações de ônibus, evitando aglomerações. “Fazemos, ainda, um apelo ao cidadão para que respeitem a distância mínima nas filas, algo que depende de uma postura de consciência e disciplina de cada um”, disse ACM Neto.

Economia do sistema – Devido à complicada situação financeira das empresas concessionárias de transporte por ônibus da capital, agravada com o impacto da pandemia do Covid-19, a Prefeitura também vai comprar R$5 milhões em créditos de passagem do transporte. Além de tentar aliviar a situação, evitando um colapso imediato do sistema e mantendo os empregos dos rodoviários, os créditos também deverão ser utilizados futuramente em alguma ação social, a ser definida com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

Linhas com reforço nos horários de pico

0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa

1102 – Cabula VI x Lapa

1124 – Terminal Acesso Norte x Campo Grande

1133 – Terminal Acesso Norte x Pernambués

1142 – Cabula VI x Ribeira

1143 – Terminal Acesso Norte x Barroquinha

1145 – Terminal Acesso Norte x Ribeira

1230 – Sussuarana x Barra R1

1231 – Sussuarana x Barra R1

1305 – Castelo Branco x Pituba

1306 – Colina Azul x França/Campo Grande – 2

1327 – Estação Pirajá x Baixa dos Sapateiros

1330 – Estação Pirajá x Águas Claras/Cajazeira 7 – R2

1333 – Estação Pirajá x Fazenda Grande 1/2 – Boca da Mata

1346 – Estação Pirajá x Itapuã  

1376 – Estação Pirajá x Águas Claras

1386 – Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril x Barra

1403 – Cajazeira 11 x Ribeira

1420 – Boca da Mata x Pituba

1422 – Estação Pirajá x Cajazeiras 11/ Hospital Municipal/Boca da Mata

1470 – Fazenda Grande 4/3/2 x Pituba

0203 – Terminal de Pituaçu x Ribeira

0218 – Ribeira x Pituba

0219 – Ribeira x Rodoviária

0221 – Ribeira x Barbalho/Garcia

0324 – Marechal Rondon x Pituba

0345 – Boa Vista de São Caetano x Pituba

1502 – Pirajá (RN) x Brotas

1505 – Pirajá (RV) x Barra

1508 – Pirajá (RV) x Pituba

1538 – Conjunto Pirajá 1 x Pituba

1568 – Vista Alegre/Fazenda Coutos x Barra

1602 – Alto de Coutos x Lapa

1604 – Base Naval/Escola de Menor x Lapa

1606 – Paripe x Baixa dos Sapateiros/Barroquinha

1607 – Paripe x Barra – 1

1611 – Paripe x Pituba

1612 – Paripe x Rodoviária

1616 – Plataforma x Pituba

1634 – Alto de Coutos x Pituba

1637 – Mirante de Periperi-Boca Rio / Rodoviária

1641 – Alto do Cabrito – Lapa

1642 – Boa Vista do Lobato x Lapa

1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio sena x Pituba

1652 – São João do Cabrito x Pituba

1661 – Base Naval x Campo Grande

– Linhas que operam no terminal Acesso Norte que atendem ao Largo do Tamarineiro;

– Linhas que operam na Estação da Lapa com destino à Barra, HGE e que atendam ao corredor da Avenida Anita Garibaldi;

– Frota reguladora de apoio na Estação da Lapa.

Foto: Valter Pontes/Secom
SECOM 

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