NotíciasSaúde

Tomar café reduz risco de uma série de doenças

Quanto mais café, menor o número de mortes. Acredite, a verdade é que o café faz bem à saúde. Pelo menos foi o que indicou um grupo americano dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde), que publicou um amplo estudo sobre o tema.

Por meio de um questionário, foram ouvidos 229.119 homens e 173.141 mulheres saudáveis de ambos os sexos. Os entrevistados tinham idades entre 50 e 71 anos. A avaliação inicial compreendia 124 itens relacionados com o estilo de vida e a dieta. Foram avaliados o consumo de vegetais, frutas, gordura saturada, carne vermelha ou branca e o total de calorias ingeridas.

De início, os dados pareciam mostrar que o consumo de café estaria associado ao aumento da mortalidade. Entretanto, após serem eliminados fatores como cigarro (especialmente), sedentarismo e obesidade, ficou claro que há uma relação inversa. Além de diminuir a mortalidade geral, tomar café reduziu a mortalidade por diabetes, doenças cardiorrespiratórias, derrames cerebrais, ferimentos, acidentes e infecções. As mortes por câncer não foram afetadas.

O efeito protetor foi diretamente proporcional ao número de xícaras ingeridas diariamente . A diminuição mais acentuada da mortalidade aconteceu no grupo de seis xícaras ou mais por dia: redução de 10% nos homens e de 15% nas mulheres.

Essa associação foi independente da preferência pelo produto descafeinado ou não, sugerindo que a proteção não ocorre por conta da cafeína. Por isso, os amantes de café podem comemorar. Quem consome ao menos uma xícara da bebida por dia vive mais, independentemente do método de preparação ou da escolha entre normal ou descafeinado.

Fonte: IG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *