Postos de saúde realizam ações de saúde do homem próximo sábado (23)
O público masculino terá atendimento exclusivo em alguns postos de saúde de Salvador, próximo sábado (23), das 08h ás 17h. A ação que faz parte das atividades do ‘Novembro Azul’ tem como objetivo de alertar os homens para importância dos cuidados com a saúde, além de promover cuidados para diminuir os riscos para o câncer de próstata.
Em 2019, 237 homens vieram a óbito na capital baiana em decorrência do câncer de próstata.
As Unidades de Saúde da Família (USF) contempladas com a estratégia serão: Fazenda Coutos 1, Plataforma, Alto do Congo, Alto de Coutos, Sussuarana, São Judas e Estrada das Barreiras. Serão ofertadas consultas médicas e odontológicas, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial e da glicemia, vacinação, rastreamento de diabetes, exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além do pré-natal do parceiro e oficinas de planejamento reprodutivo com encaminhamento para contracepção cirúrgica (vasectomia) para os interessados. Os pacientes com disfunção sexual também serão encaminhados para tratamento gratuito. Será disponibilizado ainda a marcação de consultas especializadas com urologista.
No dia D da campanha realizado no último dia 9, mais de 27 mil atendimentos foram promovidos com o acolhimento dos serviços de saúde da rede municipal de Salvador. Aproximadamente 3 mil homens participaram da ação, a maioria entre as faixas etárias de 40-49 anos (31%) e 30-39 anos (21%). Além disso, cerca de 10 mil camisinhas foram dispensadas e o teste rápido das IST’s detectaram Hepatite B em 9 pacientes, Hepatite C (9), HIV (7) e 42 pacientes reagentes para síflis.
HMS
Durante todo o mês de novembro, o Hospital Municipal de Salvador ofereceu mais de 1.600 vagas para consultas urologista, bem como para exames de ultrassonografias da próstata, bolsa escrotal e do aparelho urinário. O número já foi preenchido pela população interessada.
Até o momento, 392 atendimentos foram realizados com consulta de urologia, ultrassonografia de próstata abdominal e retal.
Foto:Bruno-Concha_Secom
ASCOM