SineBahia Mulher promove ações específicas para mão de obra feminina
Atendimento exclusivo às trabalhadoras na intermediação para o trabalho formal, habilitação do seguro-desemprego, cadastro para intermediação de trabalho autônomo, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), acolhimento psicossocial, assessoria jurídica, orientação trabalhista e inscrição para cursos de capacitação; são serviços disponibilizados no Sinebahia Mulher, inaugurado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na manhã desta segunda-feira (30), no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do bairro do Comércio, em Salvador.
“As mulheres representam 53% da população em Salvador, no entanto, quando você vai ver a intermediação de mão de obra, elas estão em minoria. Nós percebemos que precisamos fazer uma ação direcionada às mulheres, principalmente aquelas que estão em uma situação de vulnerabilidade. Nós sabemos que, para a mulher romper o ciclo da violência [doméstica], é muito importante o seu empoderamento a partir da inserção no mercado de trabalho. Então, o SineBahia Mulher tem o objetivo de estimular essa ação”, explicou o secretário da Setre, Davidson Magalhães.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Administração (Saeb) e de Políticas para as Mulheres (SPM). “Políticas integradas fazem crescer políticas públicas em todos os âmbitos e nós mulheres precisamos de ações mais estruturantes que realmente repercutam na nossa autonomia social e econômica. O SineBahia Mulher é um grande marco no acesso das mulheres ao mercado de trabalho”, afirmou a titular da SPM, Julieta Palmeira.
O SineBahia Mulher funciona de segunda a sexta, das 7h às 15h30. Sem trabalho formal há três anos, a secretária executiva Zailda Nascimento foi conferir o serviço no dia da inauguração. “Hoje, como é dia 30, dia da secretária, eu não podia deixar de vir procurar uma vaga de emprego. E também já fui informada dos cursos que serão oferecidos”, declarou a trabalhadora.
SECOM