Possível ida do Iphan para o Turismo será tema de audiência na Câmara
A Comissão de Cultura promove audiência pública na quarta-feira (23) para discutir a defesa do patrimônio cultural brasileiro e mudanças no Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional . O debate atende pedido da deputada Áurea Carolina (Psol-MG).
A deputada justificou o debate citando declarações recentes do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, de que em breve o governo “deve anunciar uma alteração no Iphan, que, no futuro, pode passar a fazer parte da estrutura do Turismo”.
“Tais informações já circulam publicamente sem qualquer discussão mais ampla com a sociedade e seus representantes legítimos em espaços de participação social, especialmente, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural”, observou Áurea Carolina.
Foram convidados para o encontro:
– representante do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e ex-diretora do Iphan, Márcia Genésia de Sant’Anna;
– o vice-presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Flávio de Lemos Carsalade;
– a presidente do Iphan entre os anos de 2012 e 2016 e Coordenadora do Setor de Cultura da Unesco no Brasil de 2002 a 2012, Jurema de Sousa Machado;
– a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; e
– o presidente da Associação Profissional dos Trabalhadores do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Nacional e Diretor do Centro Lúcio Costa/Iphan, Leonardo Barreto de Oliveira.
Hora e local
O debate será às 16 horas, no plenário 10.
Agência Câmara Notícias