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Tráfego da Av. ACM passará por alterações a partir do dia 31 para obras do BRT

A partir do próximo dia 31, a Avenida Antônio Carlos Magalhães passará por novas alterações de tráfego em razão do andamento das obras do BRT. As mudanças têm como objetivo a construção dos elevados que abrigarão a estação do BRT, nas imediações do supermercado Walmart. Todos os detalhes foram apresentados pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, e pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (22), no Palácio Thomé de Souza.

O tráfego da via principal, no sentido Av. Luís Viana (Paralela), será desviado a partir das imediações do supermercado Sam’s Club. Desta forma, os veículos provenientes da Av. Juracy Magalhães deverão acessar a via marginal, voltando novamente à via principal logo após o Walmart. No sentido Lucaia, neste mesmo trecho, serão realizados pequenos desvios. Já nas imediações do Lar Shopping, haverá um estreitamento da via, que passará de quatro para três faixas no sentido Lucaia, para permitir a construção do elevado que será implementado no local.

As mudanças na região também irão afetar o fluxo dos veículos que saem da Rua Cipreste, ao lado do Sam’s Club. O acesso à via principal no sentido Lucaia será interditado, e os veículos deverão utilizar a via marginal, sentido Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), acessando a via principal logo após do Walmart, como os demais veículos que seguem na mesma direção. Para quem deseja ir no sentido Lucaia, a opção é permanecer na Rua da Alfazema e acessar a Av. Paulo VI, saindo ao lado do Hiper Posto.

De acordo Fabrizzio, as modificações que acontecerão na Avenida ACM foram exaustivamente planejadas junto a diversos órgãos municipais e empreiteiros. “Tudo isso foi muito pensado. Buscamos os melhores locais, onde têm menos interferência para realizar essas mudanças. Gastamos mais de um mês com visita em campo e até contamos com simulação, através de um software específico, para mitigar o máximo os transtornos para a população”.

Muller recomendou que, se possível, os motoristas que trafegam pela área reprograme o roteiro, principalmente em horário de pico. “O fluxo desse trecho da avenida chega a 200 mil veículos em dias normais. Apesar de todo o planejamento dos órgãos da Prefeitura envolvidos no projeto, buscamos causar o menor impacto possível no trânsito. Os condutores deverão dar preferência a vias alternativas, como as avenidas Octávio Mangabeira ou a Mário Leal Ferreira (Bonocô)”, pontuou.

As mudanças serão realizadas desde as primeiras horas da manhã do dia 30, e estão previstas para serem concluídas no início de 2020. Agentes de trânsito estarão pela região para tirar dúvidas e orientar os condutores sobre as alterações. O titular da Semob, Fábio Mota, acrescentou que não haverá mudanças no roteiro nem no itinerário dos ônibus que circulam pela região. “As linhas continuarão sendo as mesmas. Também não haverá mudanças nos pontos de ônibus”.

BRT –  Construído em três etapas, o BRT de Salvador terá 11,7 quilômetros de extensão no trecho entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia, fazendo a integração com o metrô nas duas pontas, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, justamente o “centro nervoso da cidade”. A primeira etapa, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, já está com as obras 20% concluídas. Os viadutos de acesso e saída do Itaigara, por exemplo, serão entregues até dezembro deste ano.

O trecho entre a Lapa e o Parque da Cidade já está em licitação. Haverá ainda uma expansão até a pituba, cujo edital para contratação da empresa deverá ser publicado até setembro. As obras envolvem a implantação de pistas exclusivas para o novo modal de transporte e também vias expressas para automóveis, além de ciclovia. Ou seja, não é só quem anda de ônibus que será beneficiado com o projeto.

Os veículos do BRT terão capacidade para transportar 31 mil passageiros por dia e redução do tempo de até 42% em relação ao ônibus comum. A expectativa é que o percurso entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia seja feito em até 16 minutos. O trecho completo do modal deve ficar pronto até o final de 2020.

Além disso, a Prefeitura pretende implantar, até 2025, outras seis linhas de BRT. O novo modal vai chegar a regiões como o Subúrbio Ferroviário, Águas Claras e Orla, como está previsto no Plano de Mobilidade de Salvador.

Foto:Max-Haack_Secom
SECOM

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