GeralPolítica

“Marias Felipas do século 21” são homenageadas pela Câmara

A trajetória de luta de 24 mulheres que enfrentam diariamente o preconceito estrutural recebeu o reconhecimento da Câmara Municipal de Salvador, na noite desta quinta-feira (25), com o Prêmio Maria Felipa. Em sessão especial realizada no foyer do Centro de Cultura da Casa Legislativa, as personalidades consideradas ícones do empoderamento feminino foram homenageadas com bustos que representam uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara de Salvador, a vereadora Ireuda Silva (PRB) expressou a honra em ser anfitriã do Prêmio pelo terceiro ano consecutivo. “São mulheres que empunharam suas espadas, lutaram e não precisaram botar fogo em embarcações, mas precisaram tocar fogo em si mesmas, para sentir ardor e entender que ela precisava ir avante para chegar aqui com a vitória na mão. É uma honra homenagear vocês, Marias Felipas do século 21”, disse Ireuda, sem se alongar no discurso reservando a fala às homenageadas: “Todas elas têm a nossa trajetória. É uma cicatriz coletiva”.

Ireuda ainda prometeu lutar para que um busto de Maria Felipa seja instalado na cidade.

Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica e, assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, lutou pela Independência da Bahia.

A solenidade contou coma presença do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, que destacou a importância da premiação que reconhece o trabalho das agentes sociais. “Que este prêmio sirva para estimular outras mulheres negras”, frisou. A vereadora Marta Rodrigues (PT) e o vereador Isnard Araújo (PHS) marcaram presença na premiação.

Guerreiras da educação

O Prêmio Maria Felipa chega a sua décima edição e funciona como observatório da ação social desenvolvida por mulheres negras. O evento valoriza o trabalho realizado por mulheres negras e latino-americanas que se destacam em diferentes segmentos na luta contra o racismo e pela conquista de direitos. “Este prêmio é sinônimo de uma iniciativa muito importante da Câmara de Salvador, porque joga luz sobre Maria Felipa, dando o reconhecimento que ela merece”, observou Maria Ângela de Jesus, diretora de produções originais brasileiras da Netflix, uma das agraciadas na premiação.

Durante a entrega do prêmio, os discursos em defesa da educação eram unanimes. “A gente só se transforma com a educação. Maria Felipa era uma educadora e nos deixou esse legado de transformação em busca de uma sociedade mais igualitária”, afirmou a advogada Arlinda Paranhos após receber o busto.

Jornalista e repórter da TV Câmara, Tarsila Alvarindo falou da necessidade de representatividade negra na sociedade e da educação como vetor de alcance dos objetivos. “Muito do que eu consegui de respeito e de admiração das pessoas foi através do meu caminho pela educação”, destacou sob aplausos.

A cerimônia contou com apresentação da cantora Nina Conceição, que interpretou “Maria Maria”.

Homenageadas em 2019

Meire Aguiar – primeira juíza negra do Brasil

Maria Ângela de Jesus – diretora da Netflix Brasil

Marylda Barbuda – prefeita de Itaparica

Emília Machado – líder comunitária

Maria Gal – atriz e produtora

Naira Gomes – coordenadora da “Marcha do Empoderamento Crespo”

Laura Tita – vereadora de Nazaré

Ana Lúcia Alves – pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular

Roseni Barbosa – vereadora de Rosário do Catete (SE)

Tarsila Alvarindo – jornalista

Joyce Lima – vereadora de Madre de Deus

Cristiane Brito – Guarda Municipal de Salvador

Edeilza Santos – assessora parlamentar

Genivaldete Santos – presidente do Ivecan

Maria do Amparo – primeira mestre de obras da Bahia

Fabiana Campos – garota-propaganda da campanha “Meu corpo não é sua fantasia”

Mara Orge – empresária

Sheila Barbosa – capitã da Polícia Militar

Fátima Barbosa – gestora de serviços urbanos

Deborah Medeiros – capitã de fragata da Marinha

Rita Brito – coordenadora do movimento Novas Felipas

Vera Guimarães – gestora do Lar Pérolas de Cristo

Arlinda Paranhos Leite – advogada

Cynthia Paixão – Deusa do Ébano de 2014

Foto: Valdemiro Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *