Integrante da ONU visita Salvador para discutir sobre a Semana do Clima
Durante a manhã, Vinuella conheceu o Espaço Colabore, no Parque da Cidade, situado no Itaigara, para apresentação de propostas e definição de ações. Durante a tarde, o ponto de encontro foi o Wet’n Wild, na Paralela, espaço onde ocorrerá o evento. A agenda de diálogos sobre a programação, logística e financiamento e de visitas técnicas segue até a próxima quinta-feira (11).
Segundo Fraga, as inscrições para o evento têm sido intensas. “A Semana do Clima está sendo muito procurada por atores nacionais e internacionais e muitas atividades estão sendo propostas. Esperamos uma média de público entre três e cinco mil pessoas. Será um evento muito importante para a cidade, principalmente para a agenda de mudanças climáticas”, diz.
O evento – Realizadas anualmente na África, Ásia-Pacífico e na América Latina e Caribe, as reuniões regionais são momentos ideais para que integrantes dos setores público e privado de diferentes países abordem a mudança climática e proponham ações para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e limitar a elevação da temperatura média global.
A Semana do Clima é também um incentivo para que governos, organizações e indivíduos façam parte do movimento criado pelo Acordo de Paris, estabelecido em 2015, durante a Conferência das Partes (COP-21), para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável. Neste ano, as Semanas Climáticas Regionais são uma preparação para a Conferência das Partes (COP25), que ocorrerá em dezembro, no Chile
Para Salvador, em paralelo à agenda principal, atores climáticos da região vão poder apresentar soluções climáticas inovadoras, desenvolvidas por eles em estandes, plataformas e eventos menores para o público. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto por meio do site: www. regionalclimateweeks .org.