NotíciasSalvador

Chuvas fracas e temperaturas mais baixas devem marcar início de inverno

Os ventos fortes e pancadas de chuva chegaram à Bahia antes mesmo do início do inverno e, agora, com o começo da estação mais fria do ano – que chega oficialmente às 12h54 desta sexta-feira (21) -, as temperaturas devem baixar e o clima chuvoso permanecer.

Na Bahia, durante o outono – entre março e junho – as chuvas intensas predominaram e, em alguns dias, um grande volume de água caiu em Salvador e cidades do interior em poucas horas, o que provocou transtornos. Na capital baiana, por exemplo, em quatro dias do mês de março, o volume de chuva superou o esperado para o mês inteiro.

Já com relação ao inverno, a Defesa Civil de Salvador informou que as áreas de instabilidade que se formam no oceano são transportadas pelos ventos úmidos e podem favorecer chuvas fracas ou moderadas, entretanto passageiras.

Essas chuvas fracas devem permanecer no litoral, mas as temperaturas não devem ficar tão baixas. Em Salvador, o inverno será de ventos fracos ou moderados, além de tempo nublado e chuvas isoladas.

Apesar desta sexta-feira amanhecer com céu mais limpo, a temperatura segue baixa, com média entre 22ºC e 28ºC. A mínima prevista é considerada baixa para Salvador, já que a cidade é conhecida pelo calor e, no verão 2018/2019, os termômetros chegaram 34,3ºC.

No primeiro final de semana do inverno, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva isolada. Os termômetros podem chegar a até 29ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Quem gosta de curtir um clima frio, pode ir à cidades sudoeste baiano, da Chapada Diamantina e parte do oeste do estado.

Vitória da Conquista, no sudoeste, por exemplo, é conhecida como a Suíça baiana por conta do frio. Nesta sexta-feira, os termômetros variam entre 13ºC e 29ºC na cidade. No final de semana, a temperatura da cidade diminui e fica entre 14ºC e 24º, aponta o Inmet.

Na Chapada Diamantina, o frio se destaca na cidade de Piatã, que deve ter temperatura mínima de 10ºC neste inverno. Neste início do clima mais frio do ano, Piatã terá variação de temperatura semelhante à Vitória da Conquista.

No oeste da Bahia, a população deve ficar atenta à baixa umidade com a chegada do inverno. Enquanto que a porcentagem aceita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é entre 50% e 80%, a região pode ter uma umidade média de 30%.

As temperaturas mais baixas da Bahia devem ocorrer em julho. Já no mês de agosto, o frio e a nebulosidade podem diminuir.(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *