Internacional Travessias reforma duas embarcações
Os ferries Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares estão fora da operação do sistema Ferry-Boat para a realização da docagem, ampla reforma dos equipamentos que visa a manutenção da segurança e que é feita em estaleiro com dique seco e por profissionais especializados. As docagens podem ser em caráter emergencial, para corrigir uma falha, ou regular, realizada obrigatoriamente conforme determinado pela classificadora Registro Brasileiro de Navios e Aeronaves e Capitania dos Portos.
O Rio Paraguaçu ficou fora de operação nos últimos dias, aguardando a disponibilidade de vaga na Base Naval de Aratu para docagem corretiva, e foi deslocado hoje (15/04) para início do trabalho; e o Zumbi dos Palmares foi deslocado em 28/03 para estaleiro em Santa Catarina. “A opção por fazer a docagem do Zumbi em Santa Catarina foi para ganharmos tempo, visto que nesta embarcação o trabalho mapeado será mais extenso e queremos tê-la de volta ao sistema o quanto antes possível”, esclarece Peter Ude, diretor institucional da Internacional Travessias.
O trabalho de docagem e a sua duração variam de acordo com a necessidade de cada embarcação. Em geral, são revisados os sistemas hidráulico e elétrico, se faz a revisão dos motores, renovação de pintura e dos assentos, bem como outras intervenções importantes que permitem manter as melhores condições de navegabilidade, segurança e comodidade aos passageiros. O custo de cada docagem também vai ser de acordo com a demanda de cada um, e pode ir de R$ 2,5 a R$ 5 milhões. A empresa trabalha para ter ambos os ferries já disponíveis até junho. Com isto, ao menos no próximo feriado (Semana Santa), a operação terá, no máximo, cinco embarcações fazendo as travessias.
“Com cinco embarcações, a operação cumpre o horário de funcionamento obrigatório, ou seja, saída de hora em hora, e também podemos fazer algumas viagens extras. Estamos informando isso aos nossos clientes com antecedência para que saibam que neste feriado não teremos condições de fazer as saídas bate-volta, esquema implantado pela Internacional Travessias e que agiliza muito o atendimento nestes períodos de grande demanda”, explica Ude, reforçando que a operação precisará ser adequada à quantidade de embarcações. E, entre as medidas tomadas também devido ao momento atual, a administradora do sistema Ferry-Boat adequou a oferta de vagas do serviço Hora Marcada, diminuindo de 30 para 20 vagas por hora. Vale lembrar que a venda deste serviço é feita exclusivamente pela internet, através do site www.internacionaltravessias.com.br, e que as vagas são ofertadas com trinta dias de antecedência.
ASCOM