Governo da Bahia define novo modelo de manejo do cacau cabruca
O Governo da Bahia publica, na próxima semana, a portaria que dá novas diretrizes ao manejo de cacau no sul da Bahia, conhecida como ‘Portaria da Cabruca’. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, durante palestra sobre políticas públicas para o cacau e incentivos a legislação ambiental, no Chocolat Festival, evento realizado até este domingo (14) na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
A portaria incentiva a produção de cacau em áreas de mata nativa, com sombreamento, passando da média atual de 300 para 700 pés de cacau por hectare, preservando a Mata Atlântica. O sistema de manejo vai possibilitar o aumento da produção e da produtividade no sul da Bahia.
“Isso representa um avanço muito grande. Era uma reivindicação dos produtores de cacau, cuja efetivação pelo Governo do Estado se deu num processo de construção coletiva, com a participação de pesquisadores e técnicos da Universidade Estadual de Santa Cruz, Inema, Ceplac, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente e associações de produtores”, afirmou o secretário.
João Carlos Oliveira destacou ainda que “o cacau é uma planta conservacionista e, graças a esse cultivo, o sul da Bahia possui grandes áreas de Mata Atlântica. É um produto inserido na sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental”.(SECOM)