Política

Vereadora palestra sobre feminicídio e cultura do machismo

A vereadora Ireuda Silva (PRB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, palestrou na manhã desta quarta-feira (27) para adolescentes na Instituição Emília Machado, em Marechal Rondon. Em sua explanação, a republicana abordou o feminicídio e maneiras de lutar para desconstruir a cultura do machismo.

“O feminicídio, que é quando o assassinato ocorre com motivações de gênero, só existe porque a sociedade alimenta há séculos uma cultura machista e patriarcal, em que a mulher é tratada como posse do homem. Essa concepção precisa ser desconstruída, e a nossa juventude deve ser priorizada na hora de semearmos essa ideia”, avalia Ireuda. “As jovens, por exemplo, é extremamente necessário que estejam conscientes de que, caso percebam alguma tendência à agressividade em seus parceiros, se afastem o quanto antes”, diz.

Apenas em janeiro de 2019, foram registrados mais de 100 casos de feminicídios no Brasil, colocando o país na 5ª posição no ranking mundial. “O feminicídio é uma morte evitável, principalmente por meio de políticas públicas eficazes. As mulheres negras e pobres são as mais vulneráveis, e a maior parte dos casos de violência acontece no ambiente doméstico. É importante que o setor de segurança registre os episódios de feminicídios como tais, para que tenhamos uma real dimensão do problema e o Estado possa intervir de maneira mais contundente”, defende a vereadora.(Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *