Territórios Litoral Norte, Itaparica e Sisal elegem prioridades para o PPA 2020-2023
As áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado nos territórios Litoral Norte e Agreste Baiano, Itaparica e Sisal, foram definidas nesta terça-feira (12) nas escutas territoriais, que consistem no diálogo de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) com representações dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos respectivos territórios de identidade. As atividades, realizadas durante todo o dia nos municípios de Alagoinhas, Paulo Afonso e Serrinha, irão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.
O representante do Departamento de Planejamento da Polícia Militar da Bahia, Major Jonatas Santana, ressaltou a importância da atividade por ser um momento em que o governo enxerga o estado nas especificidades dos Territórios de Identidade. Santana destacou ainda a necessidade de uma visão mais ampla da Segurança Pública. “Existe a necessidade de integrar as políticas públicas e não só pensar a segurança na particularidade da Polícia Militar ou da Polícia Civil, mas sim de todos os partícipes da sociedade. Nós temos que integrar a sociedade nesse processo de construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária”, explica.
A vereadora e vice-presidente da Câmara de Vereadores do município de Valente, Maria Madalena Firmo, classifica como de grande importância a possibilidade do diálogo entre o poder público e os atores sociais locais, no sentido de nortear as ações governamentais. Quanto às prioridades de investimento por parte do Governo do Estado no território do Sisal, Maria Madalena destaca a instalação da Policlínica Regional de Saúde, investimento na infraestrutura hídrica e a geração de emprego e renda como necessidades mais urgentes para o território.