Campanha em defesa de crianças e adolescentes é lançada no Camarote da Câmara
“Não tire a cor do Carnaval de uma criança” foi o tema da campanha lançada na tarde deste domingo (3), no Camarote da Câmara, no Campo Grande, que conta com representação de entidades que integram a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. Idealizador da ação, o vereador Marcos Mendes (PSOL), presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, falou da importância de associar o Carnaval às lutas por cidadania e direitos humanos.
“No Carnaval os ataques são em maior número, mas esta é uma luta que temos que travar o ano inteiro’, anunciou Mendes, frisando que buscará também o governo estadual para atuar em parceria com as ações do colegiado. No sábado e no domingo de Carnaval os integrantes da Comissão fizeram panfletagem nos blocos infantis com peças da campanha e visitaram os centros de acolhimento para filhos de ambulantes e catadores de material reciclado.
O presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), parabenizou o colegiado pela iniciativa pioneira, “que deverá dar exemplo às demais casas legislativas do país”. Segundo ele, será traçada uma agenda de visitas para divulgar a campanha em outras capitais, primeiramente do Nordeste. “Daremos total apoio a essa causa para que uma questão tão grave quanto essa da exploração de crianças e adolescentes seja vencida”, frisou Geraldo Júnior.
Esperança
Falaram em apoio e adesão à campanha “Não tire a cor do Carnaval de uma criança” a coordenadora da Infância da Defensoria Pública, Gisélia Aguiar, e o promotor Inocêncio Santana, do Ministério Público, que destacaram a importância do trabalho em rede. A ouvidora-geral da Defensoria Pública, Vilma Reis, também parabenizou a Câmara: “Estamos no maior Carnaval do planeta falando de cidadania e direitos humanos com os movimentos sociais e isso é muito importante. Precisamos também falar na Câmara sobre o Orçamento Criança, porque nossa infância precisa ter esperança”.
O Rei Momo Renildo Barbosa, que preside o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), ressaltou a “postura republicana do presidente Geraldo Júnior, por entender que Carnaval não é só folia, mas também um momento para se garantir respeito às crianças e adolescentes, às minas e às monas”. E fez um apelo no sentido de que a Câmara, por inspiração da Comissão da Criança e do Adolescente, proponha leis voltadas para a proteção infantojuvenil.
Vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, a vereadora Marta Rodrigues (PT) classificou a campanha como da maior importância para a redução dos índices de exploração infantil. “Lugar de criança não é na rua”, frisou. Ela parabenizou a Câmara por lançar, também a campanha “Meu corpo não é sua fantasia”, iniciativa da Comissão de Defesa da Mulher.
Também prestigiaram o lançamento da campanha os vereadores Edvaldo Brito (PSD), Maurício Trindade (DEM), Fábio Souza (PHS) e Daniel Rios (MDB). O deputado estadual e vereador licenciado Tiago Correia (PSDB) também compareceu ao evento.