2 em cada 3 consumidores reclamaram do serviço de internet fixa em 2018
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostrou que, no ano passado, 64,2% dos consumidores de internet fixa (2 em cada 3) entraram em contato com a respectiva prestadora nos seis meses anteriores ao levantamento para registrar alguma queixa sobre o serviço de banda larga.
A pesquisa, segundo a Anatel, também apontou que a internet fixa registrou o mais baixo desempenho entre os serviços avaliados pela agência (além de banda larga, foram considerados ainda telefonia móvel pós-paga e pré-paga e TV por assinatura.
Ao entrarem em contato com a empresa, relataram os consumidores de banda larga na pesquisa de satisfação, o atendimento não foi satisfatório. Ainda de acordo com o levantamento, o tempo de espera para falar com um atendente e a capacidade de resolução dos problemas receberam, respectivamente, as notas 5,48 e 5,89, em uma escala que variava de 0 a 10.
O gerente de Interações Institucionais de Satisfação e Educação para Consumo da Anatel, Fábio Koleski, ressaltou que o baixo desempenho do serviço de banda larga fixa não é uma exclusividade do Brasil.
“No resto do mundo, a banda larga fixa tem uma avaliação em satisfação e em qualidade percebida inferior aos demais serviços. A gente vê um atrelamento muito grande dessa avaliação do consumidor ao próprio funcionamento do serviço. A gente percebe que são as notas relativas à questão da velocidade. O consumidor não está percebendo a velocidade que ele imaginou ao contratar. E a necessidade bastante grande de entrar em contato para resolver problemas técnicos”, explicou Koleski.
Os dados da pesquisa foram coletados entre 9 de junho e 16 de novembro de 2018. O nível de confiança do estudo é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.(G1)