SalvadorSaúde

Dia Municipal de Controle da Tuberculose é celebrado em Salvador

A Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) celebra nesta terça-feira (4) o Dia Municipal de Controle da Tuberculose. No ano passado na capital baiana foram registrados mais de 1.500 casos novos com mais de 100 óbitos tendo o agravo como causa básica.

De acordo com dados preliminares, só neste ano na capital baiana foram notificados pouco mais de 1.300 casos novos e 58 óbitos.

Durante todo o mês através da campanha “Salvador unida pela tuberculose: eu abraço esta causa” vão ocorrer ações de mobilização como visitação e atividades educativas para pessoas privadas de liberdade e em situação de rua, palestras nas salas de espera das unidades de saúde, orientação e intensificação das consultas dos profissionais com abordagem sobre a tuberculose.

Doença – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre através do ar, por meio da fala, tosse ou espirros. “O indivíduo deve estar atento no caso de tosse que persista por mais de três semanas deve se procurar um especialista para realizar exame que detecte a tuberculose” explica o Médico especialista em Pneumologia Sanitária da SMS, Roberto Afonso.

A maior dificuldade para eliminar a doença está no abandono do tratamento pelos pacientes que deve durar em média seis meses. “Toda pessoa é suscetível a desenvolver a tuberculose, no entanto, existem pessoas consideradas mais vulneráveis como a população em situação de rua, pessoas que vivem com HIV/Aids, crianças e idosos também. Vale ressaltar que recentemente descobriu-se uma relação entre a doença com diabetes e tabagismo” afirmou, Afonso.

Rede capacitada – O exame das pessoas que convivem com o paciente também é essencial, principalmente quando o diagnóstico é feito em crianças. O diagnóstico e tratamento são realizados em 110 unidades básicas de saúde onde o medicamento é distribuído nas farmácias das unidades.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *