NotíciasSaúde

TJ-BA promove realização de exames gratuitos de DST para mulheres (26)

Mulheres interessadas em realizar exames para diagnósticos relacionados a doenças sexualmente transmissíveis podem se dirigir à sede do Tribunal de Justiça da Bahia, a partir da próxima segunda-feira (26), das 8h às 17h. Uma unidade do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) estará disponível para realizar os exames gratuitamente. A ação faz parte da 12ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que tem início na segunda e segue até sexta-feira (30).

Durante a ação, a equipe do Cedap realizará aconselhamento tanto antes quanto depois do exame. Em caso de resultado positivo, a mulher receberá o encaminhamento necessário. Os participantes poderão aferir pressão ocular, arterial e glicemia. o serviço de rastreamento de câncer de mama será ofertado. Haverá orientações sobre litígios que possam ser solucionados nas unidades do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). Todos os serviços serão gratuitos.

Quem estiver à procura de vagas de emprego, também contará com o apoio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), que realizará cadastro e pesquisa de oportunidades. Além desse serviço, estarão disponíveis as inscrições no programa federal Bolsa Família; Centro de Referência de Assistência Social (Cras); e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Além do esforço concentrado no julgamento de processos de violência contra a mulher e da prestação de serviços para a sociedade, em diversas unidades judiciárias, o TJBA apresentará um Ciclo de Palestras com temáticas relacionadas ao combate à violência doméstica. Os debates são abertos ao público, sem a necessidade de inscrição prévia, e acontecem nesta segunda-feira (26), a partir das 13h30, no auditório do edifício-sede do TJBA.

Semana Justiça pela Paz em Casa – Instituída em 2015, as Semanas acontecem três vezes ao ano. As demais edições são em março, em homenagem ao Dia da Mulher; e, em novembro, durante a Semana Internacional de Combate à Violência de Gênero, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, Varas e Juizados especializados.TJBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *