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Postos SAC implementam ações de acessibilidade a pessoas com deficiência

Para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência em todo o estado, os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) implementaram, desde agosto deste ano, o Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, que visa atendimento prioritário com vocalização da chamada das senhas e a categorização para os cidadãos que tem algum tipo de deficiência visual.

Com a chamada vocalizada, o cidadão, que estiver aguardando atendimento agendado ou espontâneo, ouve o número da senha através de uma gravação de voz com a senha prioritária. “Além desse serviço, temos a categorização da prioridade para aqueles que têm acima de 80 anos. Outra medida é a capacitação de nossos colaboradores para a comunicação através de Linguagem Brasileira de Sinais. Temos guichês específicos que atendem tanto na recepção como nas unidades de serviço. Queremos, com isso, eliminar os obstáculos que existem para uma parte da população e melhorar o nosso atendimento para contemplar as necessidades de todos”, explicou a coordenadora dos postos de atendimento SAC em Salvador, Cecília Pereira.

No aspecto da estrutura física dos postos SAC estão previstas adequações para garantir o acesso com autonomia e independência às pessoas com mobilidade reduzida.

Pequeno Cidadão

Para facilitar o acesso de crianças até 10 anos de idade para emissão de carteira de identidade, o SAC lançou no dia 13 de outubro o projeto Pequeno Cidadão. Para conseguir o atendimento é necessário que os responsáveis encaminhem um e-mail para projetopequenocidadao@saeb.ba.gov.br, com o nome completo da criança, data de nascimento, e telefone de contato com o nome do responsável.

Os documentos necessários para emissão do RG são: Certidão de Nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada. Para crianças até três anos de idade, é preciso levar foto 3×4, com fundo branco. Para os casos de segunda e demais vias, será cobrada uma taxa de R$ 36,25.

Atendimento

A Rede SAC possui 70 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 30 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC.

Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza os aplicativos SAC Mobile e SAC Digital, os Portais SAC e SAC Digital, além da central telefônica de atendimento, através do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Repórter: Tácio Santos

SECOM

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