Salvador participa da edição do World Cleanup Day neste sábado (15)
Nesta sexta-feira (14), véspera da campanha, estão previstas ações em todas as escolas municipais da cidade. A organização das atividades nas unidades de ensino foi coordenada pelo Parque Social, através dos Agentes da Educação e com apoio da Secretaria de Educação (Smed). Cada escola terá uma ação diferente programada em consonância com os estudantes e a faixa etária dos alunos.
Na Escola Municipal Professor Ítalo Gaudenzi, localizada em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário, às 10h, a turma do 2º ano vai efetuar a limpeza nos corredores, pátio e quadra da escola. Todos os alunos estarão com luva e com o saco para depositar o lixo recolhido. Durante a ação, os Agente da Educação irão informar e mostrar aos alunos a importância de preservar o ambiente onde vivemos, com objetivo de conscientizar sobre o descarte correto de resíduos.
Já na Escola Municipal Ilha de Maré, às 9h, os alunos do Projeto Acelera irão até o manguezal localizado em Praia Grande, onde muitas famílias utilizam o espaço para retirada de alimentos que serão comercializados para manutenção da economia familiar. No manguezal, os estudantes farão a retirada de todo o lixo. Os resíduos impedem a reprodução dos peixes e mariscos afetando drasticamente o sustento das famílias.
No Bairro da Federação, os alunos da Escola Municipal Professor Carlos Onofre vão se reunir às 9h para confeccionar caixas coletoras de coleta seletiva. Após esta etapa, terá início uma coleta de resíduos na própria escola, onde os alunos terão que descartar o lixo nas caixas coletoras correspondentes ao material coletado.
Limpeza nas praias – Já no sábado (15), em diversos locais e cartões postais da cidade como Farol da Barra, Itapuã e Ribeira, haverá ações de coleta de resíduos sólidos despejados ilegalmente nas ruas. Na Barra, a mobilização começa às 7h na Barra e segue até 13h30; Ribeira e em Itapuã, começa às 8h e termina às 13h. Esta atividade conta com o total apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A programação completa pode ser consultada através do site do Limpa Brasil.
No Brasil, a instituição responsável por organizar e coordenar as ações em todo o território nacional é a Limpa Brasil. O evento tem parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) já participa da ação desde 2014. Além da coleta de lixo, os voluntários irão abordar com o público presente a importância do descarte correto de resíduos sólidos urbanos. Salvador é uma das 300 cidades brasileiras que participará desta edição do evento em 2018.
O movimento World Cleanup Day existe há uma década e teve origem na Estônia, quando 4% da população foram às ruas para limpar o país de resíduos despejados irregularmente. Esta ação influenciou pessoas de todo o mundo que se uniram para promover a ação anualmente. Desde o início do projeto, mais de 20 milhões de voluntários participaram da ação de limpeza coletiva pelo mundo.