Escolas municipais ganharão novas hortas nesta semana
Escolas municipais ganharão novas hortas nesta semana
Além de hortaliças, em uma das instituições também serão plantadas frutíferas
Duas novas hortas escolares serão inauguradas em Salvador nesta semana. O lançamento da horta da Escola Municipal Filhos de Salomão, no bairro Campinas de Pirajá, acontecerá nesta quarta-feira (26), às 9h. Na quinta-feira (27), no mesmo horário, será a Escola Municipal de Ilha de Maré, localizada na Rua da Caieira, em Ilha De Maré, que abre o seu espaço para cultivo de hortaliças, legumes, verduras e temperos. Em ambas, os alimentos colhidos vão fazer parte da merenda distribuída para a comunidade acadêmica. O número de hortas escolares em Salvador subirá de oito para dez, com as que serão inauguradas.
Entre as 316 mudas que serão plantadas nos 12 canteiros criados na Escola Filhos de Salomão estão erva-doce, boldo, erva-cidreira, alecrim, manjericão, hortelã e orégano. Também serão cultivados nos 48 metros quadrados de terreno da horta alface, beterraba, pimenta, rúcula, cebolinha, coentro, tomate e milho doce, além de feijão vagem, quiabo, rabanete e maxixe.
A instituição também contará com um pomar, formado por cinco árvores frutíferas. Serão plantadas mudas de tamarindo, cajá, caju, jambo e jabuticaba, sendo uma de cada espécie. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Limpurb.
Na Escola Municipal de Ilha de Maré, 74 metros quadrados de terreno serão destinados aos plantios. Ao todo, 351 mudas farão parte do local. Dessas, 243 são de hortaliças, entre alface, cebolinha, coentro, salsa, pimenta e tomate. Mudas de ervas medicinais também serão levadas para o lugar, totalizando 38 mudas de três espécies: erva-cidreira, erva-doce e boldo. Alecrim, manjericão, hortelã e orégano estão no grupo dos temperos, que terá 70 mudas. Para algumas espécies, o plantio será feito com sementes. É o caso da beterraba, do milho, do feijão-vagem, do quiabo, do rabanete, da rúcula e do maxixe. Ao todo, 220 gramas de sementes serão cultivadas.
SECOM