Mais de 2,5 milhões de pessoas utilizaram transporte público no Carnaval
Oito circuitos para visitar, gente do mundo todo na rua e todos querendo chegar à festa rápido e com segurança, assim como retornar para casa da mesma forma. Essas e outras necessidades tornam ainda mais impressionantes o volume de pessoas que utilizaram o sistema público de transporte da capital baiana desde quinta-feira (8), quando se deu o início oficial da folia momesca em Salvador.
Os números já são maiores que o total registrado nos dois primeiros dias de festa em 2017, comprovando que as ações da Prefeitura garantindo maior oferta de veículos, mais fiscalização e redistribuição das linhas de ônibus têm funcionado a contento. Os dados foram apresentados hoje, durante coletiva de balanço no Carnaval, realizada na Sala Oficial de Imprensa Cláudio Nogueira, no Campo Grande. Além do secretário de Mobilidade, Fábio Mota, participaram os titulares das pastas de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, e de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara.
Confira abaixo os números do balanço de mais um dia de Carnaval em Salvador
Urbanismo
Vistorias: 381
Auto de Infração: 15
Notificação: 82
Desmontagem de Estruturas: 00
Interdição: 02
Apreensão: 17, sendo:
– 6 Blimps: 4 Bradesco, 1 Riachuelo, 1 Pepsi
11 banners
01 Controladora de Painel de Led – exibição de Publicidade Irregular
10 Estruturas metálicas
240 latinhas refrigerante schin
450 garrafas de água schin de 500 ml
4.580 latas cerveja Devassa
6.6740 latas de cerveja Schin
533 garrafas de vidro
12 mil latinhas
Embargo: 01
Advertência verbal: 23
Notificação Trios: 06
Transporte
Coletivos: 2,5 milhões
Complementar: 73 mil
Lapa-Calabar: 84 mil
Expresso : 13 mil
Táxis (carros): 720 mil
Taxis (passageiros) : 53 mil
Táxis (viagens): 18 mil
Abordagens de táxis : 2 mil
Recusa de passageiros (notificadas) :8
Mototáxi oferta: 2 mil
Mototáxi transportados: 15 mil
Elevador Lacerda = 60 mil
Plano Liberdade/Calçada: 18 mil
Trânsito
Notificações: 369 condutores (por acessar irregularmente a faixa exclusiva para ônibus)
Operação de trânsito –
47 viaturas
12 motoviaturas
355 agentes de trânsito.
Acidentes: 17, com 1 ferido
Autuações: 1.145 notificações por desrespeito ao Código de Trânsito
Remoção de veículos: 158
Estacionamento irregular: 194
Lei Seca
Abordagem: 1.082 condutores
Autuações: 43
Remoções: 15 veículos
Habilitações retidas: 40
Fiscalização com condutores profissionais
Abordagens:
245 motoristas de ônibus
184 taxisitas
27 mototaxistas
Obs: Nenhum apresentou teor de álcool no sangue após os testes.
Saúde
(A maioria dos módulos apresentou reduções no quantitativo de atendimentos em relação a 2017)
Atendimentos: 1030 (redução de 14,2% em relação à 2017)
Por circuito
Barra/Ondina 727
Campo Grande: 286
Batatinha: 17
Redução por tipos de atendimentos:
bucomaxilo (30,7%)
cirúrgico (15,6%)
clínico (13,3%)
ortopédico (11,4)
Obs: Não há registro de atendimentos por projetil de arma de fogo e houve redução do número de agressões físicas em 18,6%.
Guarda Civil Municipal de Salvador
Atendimentos: 63 (redução de 44,2%, em relação ao mesmo período de 2017, com 113 registros)
Documentos Recolhidos: 273 (todo Carnaval)
Arma branca: 506 objetos
Crianças identificadas: 2.371
Encaminhamentos de crianças para o Conselho tutelar: 10
Fiscalização e ordenamento:
Apreensões referentes a equipamentos irregulares: 14.024 (Acumulado de quarta, quinta e sexta: 18.779)
Alimentos perecíveis: 405 quilos (acumulado de quarta, quinta e sexta: 432 quilos)
Itens não autorizados:
290 espetos de madeira
8 botijões de gás
34 litros de bebidas alucinógenas
Iluminação
138 ocorrências de manutenção, troca de refletores, substituição de lâmpada ou poste (26 na Barra e 112 no Centro)
Novas ligações: 3 (duas na Barra e uma no Centro)
Salvamar
5 ocorrências de pré-afogamentos na Barra (Quatro durante o dia e uma à noite)
50 agentes em plantão 24 horas em seis postos
Poluição sonora
26 estabelecimentos vistoriados
6 notificações
88 vistorias de trios
Codecon
Ausência de CDC: 35
Ausência de placa antifumo: 33
Ausência de lixeira: 18
Notificações: 137
Autos de Infração: 5
Vistorias: 196
Atendimentos ao consumidor: 67
Codesal
Ocorrências 22 (destaque para a interdição de arquibancadas no Campo Grande)
Cogel
Wi-fi gratuito: 12,3 mil pessoas utilizaram a rede #CONECTA_SALVADOR
Ouvidoria
Fala Folião: 1.296 atendimentos. Sendo (55,40%) referentes às solicitações rotineiras da cidade e (44,60%) da operação do carnaval.
Semtel
1332 crianças participando das ações
4 mil participantes, entre pais e responsáveis
SPMJ
Acolhimento: 292 crianças nos quatro centros de convivência
O Centro de Referência Loreta Valadares teve atendimentos, mas nenhum ligado à situações ocorridas no Carnaval
A Casa de Acolhimento para mulheres ainda não recebeu acolhidas
SECOM