Educação

Educação digital chega aos games sobre consciência financeira

Criado em 2015 pela Educar 3.0, consultoria brasileira especializada em educação digital, o EduCash é um projeto inovador que, a preços acessíveis, integra games e treinamento de docentes para criar consciência financeira em jovens e crianças. O propósito da consultoria é atuar como uma referência em educação transdisciplinar e inspirar o modelo de ensino-aprendizagem de alto desempenho através de soluções de impacto social.

“O EduCash aponta na direção do que se espera da escola do século 21, no qual há mais espaços para atividades criativas e a transmissão de conhecimento é uma via de mão dupla, em que o professor não é mero reprodutor de aulas, mas até mesmo um ‘aprendente’, a partir do estilo e ritmo dos estudantes com sua própria expressão na apropriação de resultados. Isso claramente gera um empoderamento virtuoso que irá transpor a sala de aula”, destaca Flávio Ramos, Diretor de Operações e Mercado do EduCash.

“Pensamos a educação para o novo milênio que exige a ampliação do que se entende por aprendizagem e as competências socioemocionais, como uma oportunidade para alavancar a consciência do ser. Pesquisas realizadas em diversas áreas de conhecimento como Educação, Psicologia, Neurociência e Economia mostram que o desempenho cognitivo do aluno é beneficiado quando estas competências são acionadas e desenvolvidas”, disse o diretor.

Com o EduCash, a proposta é formar uma geração mais consciente com relação a finanças pessoais, que entenda as causas e consequências de suas escolhas financeiras – incluindo as facetas sociorrelacionais -, reduzindo assim os índices de inadimplência e aumentando a autonomia do cidadão com relação ao uso consciente de recursos.

O projeto proporciona uma experiência em que as crianças são capazes de protagonizar a construção do seu próprio conhecimento em atividades de reflexão, investigação e resolução de problemas reais por meio de um jogo divertido.

“Educação é um processo de aprendizagem que nos acompanha em todas as etapas da vida. A ideia é experimentar e testar diversos ambientes educacionais receptivos ao EduCash, formatando experiências em sala de aula e processos conclusivos da validação de metodologia, com indicadores de sucesso. Em paralelo, damos início à construção da plataforma que gera relatórios de desempenho no jogo, ainda em fase de desenvolvimento de protótipo”, afirma Ramos. (#Envolverde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *