Chocolate produzido por estudantes é degustado em camarote
Esse ano, o Camarote Planeta Band, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, está com uma novidade. No espaço ‘Energizódromo’, os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep Empreende Bahia) estão oferecendo uma degustação de produtos elaborados com o cacau do sul da Bahia.
Neste quinto dia oficial da folia, o público pode saborear produtos como fondue e barrinhas que chegam a 80% de puro chocolate. “É muito bom ver coisas novas aqui. O chocolate é muito importante porque dá uma energia para a gente nesse carnaval”, destacou o analista de sistemas Paulo Dantas.
No espaço, o folião encontra também a matéria-prima do chocolate – semente do cacau (amêndoas) – e frutas como a uva de Juazeiro e o morango produzido em Morro do Chapéu, além do suco do mel do cacau de Ilhéus. Tudo com sabores e componentes nutricionais capazes de proporcionar mais energia a quem está curtindo a folia.
“O objetivo é divulgar o cacau e promover os estudantes na questão do empreendedorismo, já que o Centro de Educação Profissional tem essa proposta de empreendedorismo. Pedagogicamente, trazemos os estudantes e fazemos aqui a exposição desses produtos”, explicou o professor do curso de Gastronomia e Panificação do Ceep, Cristian González.
Desde a última quinta-feira (8), das 18h às 2h, são distribuídos de 4 a 6 kg de chocolates diariamente. “O Governo do Estado tem uma importância primordial para que isso aconteça, não só na questão da estrutura, mas de todo o projeto pedagógico em si, para que esse conhecimento da produção de chocolate se perpetue para os alunos”, acrescentou o professor.
Para o estudante Alex Sandro Costa, do curso técnico de Gastronomia, o evento é uma oportunidade de aplicar o que tem aprendido. “É algo gratificante. Em sala de aula, a gente aprende as técnicas, e aqui colocamos em prática a técnica e a teoria, como a questão da higienização”, afirmou. O Ceep Empreende Bahia fica localizado no bairro da Calçada. (SECOM)