Festival Virada Salvador supera expectativas e reúne 2 milhões de pessoas na Boca do Rio
O Festival Virada Salvador 2018 foi a maior festa de réveillon da história da capital baiana. Com novo local – a Boca do Rio, que substituiu o tradicional Comércio, no Centro Histórico – a variedade de shows e atrações conseguiu reunir um público de cerca de 2 milhões de pessoas, de soteropolitanos a visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, durante os cinco dias de festa. Somente na noite do dia 31, a contagem regressiva contou com a presença de 750 mil cidadãos. E o melhor: sem ocorrências graves e em clima de paz.
O prefeito ACM Neto avaliou que a festa foi aprovada por todos e que o local deverá ser consolidado como o principal espaço para eventos públicos a céu aberto da capital. “O melhor de tudo: foi uma festa que projetou Salvador para o Brasil e para o mundo, trouxe uma excelente repercussão para a cidade, gerou empregos, movimentou a nossa economia e aconteceu em um clima de paz e tranquilidade absolutas. Não tivemos qualquer tipo de incidente, seja no acesso ou mesmo dentro desse novo espaço, o que, é óbvio, consolida a Boca do Rio como um novo local para eventos de grande porte”, afirmou.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, ressaltou que o desafio para os próximos anos é melhorar ainda mais a experiência da Arena na Boca do Rio, tanto em termos de atrações quanto de acessibilidade. “Queremos diversificar ainda mais a experiência das pessoas no local com mais atrativos de lazer, já que o espaço permite colocarmos mais itens além da roda gigante, da tirolesa e das estruturas gastronômicas e de artesanato. A intenção também é de fazer uma grade de shows ainda melhor, proporcionar mais acessibilidade no transporte e nos portais de acesso, dentre outros itens.”
Edington completou ainda que a Prefeitura pretende atrair mais eventos para a Boca do Rio, sejam eles realizados pela própria administração municipal quanto através de concessão à iniciativa privada. “Além disso, o Festival Virada Salvador possibilitou a valorização dos artistas da terra por meio da grande divulgação do evento, o que contribui para o fortalecimento da produção cultural da cidade”, finalizou.
Dentre os principais números dos cinco dias de festa, foram transportadas cerca de 1 milhão de pessoas por meio de ônibus, táxis e mototáxis; foram vendidas mais de 6 mil cartelas de estacionamento; quase 200 toneladas de resíduos coletados; 797 documentos encontrados; 16.267 crianças identificadas e 62 delas acolhidas. O setor hoteleiro registrou 100% de ocupação dos leitos para o Réveillon na região da orla – melhor resultado dos últimos anos. A estimativa é de que R$405 milhões tenham movimentado a economia local, e 410 mil turistas passaram a virada de ano na cidade.
SALTUR
Público – 2 milhões de pessoas nos cinco dias de festa. Ponto alto: dia 31/12 – 750 mil pessoas na Arena Daniela Mercury.
Tirolesa – 3,5 mil pessoas / média de 700 pessoas por dia.
Roda Gigante – 45 mil pessoas / média de 10 mil pessoas por dia.
Food Trucks – Média de 30 mil pessoas atendidas – melhor resultado das últimas três viradas.
Feira Criativa – Foram 40 estandes e todos registraram 100% de produtos vendidos.
Vila Pelô – Mais de 14 mil unidades de alimentos vendidos.
TRANSALVADOR
Estacionamento – 6.171 cartelas vendidas / 4.319 no Aeroclube e 1.852 nas áreas Zona Azul.
Fiscalização – 179 autuações, 81 remoções e três acidentes, com uma vítima.
Operação Lei Seca – 322 abordagens, com emissão de 34 autuações e oito remoções de veículos.
Veículos – 81.604 circularam pelo local nos cinco dias de festa.
Fluxo – Na quinta e sexta-feiras (28 e 29), o trânsito apresentou boa fluidez. No sábado (30), foram verificadas pequenas retenções no final dos shows, devido à travessia de pedestres. No domingo (31), pequenas retenções nas proximidades do evento durante a chegada do público e logo após a queima de fogos.
SEMOB
– 1 milhão de pessoas transportadas pelo Sistema de Transporte Público de Salvador (ônibus, táxis e mototáxis).
– 970 mil passageiros utilizaram ônibus; 18 mil circularam de táxi e 10 mil por mototáxi.
Operação – 43 linhas e 700 ônibus. No dia 31, foram disponibilizados ainda mais 200 veículos para as estações de transbordo.
SEMOP
Ordenamento de ambulantes
– 450 ambulantes licenciados;
– 104 agentes de fiscalização;
Baixo quantitativo de apreensões.
Salvamar
– 24 agentes na Praia da Boca do Rio;
– 33 pré-afogamentos (três no local do evento);
– Três encaminhamentos para o posto médico da Arena.
Poluição sonora
– Sem infrações na Arena Daniela Mercury;
– 44 ordens de serviço do Fala Salvador em Itapuã, Boca do Rio, Sussuarana, Pituba e Bonfim.
Iluminação
– 56 ocorrências na Arena Daniela Mercury;
– Tempo médio de atendimento: 56 minutos
– 1 mil projetores de 400 a 1.000w
– 1.300 luminárias “low bay” (indicada para interiores)
– 7km de iluminação complementar
– 150 profissionais
LIMPURB
– 198,5 toneladas de resíduos coletados;
– 122 ações de vandalismos nos sanitários químicos e contêineres climatizados, como acentos, vasos e torneiras quebradas, portas arrancadas e papeleiras danificadas;
– 1.662.000 litros de água e 3.884 litros de sabão utilizados;
– 232 colaboradores e 42 equipamentos envolvidos.
GUARDA MUNICIPAL
– 5.000 cartilhas informativas distribuídas;
– 16.267 crianças identificadas;
– 15 crianças perdidas e entregues aos responsáveis;
– 20 crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar ou outro órgão responsável;
– 797 documentos e pertences pessoais achados e catalogados / 109 devolvidos durante o evento;
– 2.023 atendimentos – aumento de 552,6%, em comparação ao mesmo período do Réveillon do ano anterior, quando houve 310.
– 44 ocorrências – aumento de 175% em comparação ao mesmo período do Réveillon do ano anterior, quando houveram 16.
– Ocorrências mais comuns: prestação de socorro (10), intervenções em vias de fato (8), uso ou porte de substâncias ilícitas (5), furto a transeunte (4), agressão física/verbal (3), desordem (2), dentre outros.
OUVIDORIA
Fala Salvador – 94 registros (40,23% foram de informações/orientações e 43,68% foram de solicitação de serviço).
Mais demandas – Transalvador, Semop e Saltur.
SPMJ
Acolhimento – 62 crianças (34 meninos e 28 meninas)
Faixa etária – 28 com faixa etária de 0 a 6 anos; 22 com faixa etária de 7 a 11 anos; e 12 jovens de 12 a 17 anos.
Encaminhamentos –53 por meio do Conselho Tutelar; seis por meio de abordagem social e três por demanda espontânea.
SEMPS
– 533 atendimentos realizados
– 12 crianças e adolescentes em trabalho infantil
– 94 crianças e adolescentes em situação de risco social
– 117 crianças identificadas com pulseirinha
– 3.200 pessoas sensibilizadas pela campanha “Criança não é mão de obra”
DEFESA CIVIL
– 12 profissionais envolvidos (dentro e fora da Arena Daniela Mercury)
– 41 ocorrências nos cinco dias de festa
– Vistoria de estruturas e possibilidades de risco, boletins aos órgãos e acompanhamento da queima de fogos.
PREFEITURAS-BAIRRO
– 5 mil panfletos distribuídos sobre os serviços do órgão;
– 619 atendimentos (orientação, reclamação e sugestão);
– Apoio a uma criança perdida;
– Identificação e cuidado do entorno da festa.
COMUNICAÇÃO
– 40 matérias, notas e sugestões de pauta diariamente;
– 80 vídeos;
– 3 mil fotografias;
– 50 áudios;
– Envio de material e intermediação de fontes para imprensa local, regional e nacional.
Facebook da Virada
– 10 milhões de pessoas alcançadas;
– Mais de 500 mil manifestações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos;
– Mais de 1 milhão de visualizações;
– Mais de 51 mil visitas ao perfil.
SECOM