Com a seca, Lago de Furnas perde quase 90% do volume útil
Moradores próximos do Lago de Furnas estão preocupados com o baixo nível da represa, causado pela seca. Em alguns pontos, a água secou tanto que o lago chegou a desaparecer. Segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas, a represa está quase 15 metros abaixo do nível e perdeu quase 90% do volume útil.
O presidente da Associação dos Pescadores Desportivos, Claudeomir Jacinto, diz que a preocupação dos moradores é grande.
“É muito preocupante. Conforme o lago vai baixando o nível, vão se formando lagoas, e com isso os peixes vão ficando ilhados. E quanto mais baixo, menor a oxigenação da água e eles acabam morrendo”, conta.
A situação é tão crítica que o grupo caiaquistas do fotógrafo José Carlos Santana precisa andar bastante pelo mato para encontrar a água. “Após o momento que a gente sai para navegar, não sabemos a profundidade e de repente o remo encosta no fundo. Sem contar o risco para a saúde. A gente não pode contar com esse risco de saber se a água está boa ou não para estar em contato com ela”, reclama.
Em Fama (MG), já é possível ver até mesmo as ruínas de uma antiga fábrica de laticínios, que ficava encoberta pela água da represa. Na última seca, em 2014, o lago enfrentou uma das maiores estiagens da história. Agora, para o nível do lago voltar ao normal é necessária muita chuva.(G1)