Itaparica: Exclusiva entrevista com o Secretário de Saúde Municipal
Entrevista com o Secretário de Saúde Municipal Jorge Almeida para o Site Visão Cidade, tirando duvidas e esclarecendo assuntos polêmicos sobre a UPA e a SAMU, sobre o HGI que esta desestruturado, como o seu trabalho vai ajudar a transformar e levar aos itaparicanos uma saúde de qualidade.
01. Como foi encontrada a Secretária de Saúde Municipal?
R. Encontramos desestruturada desde os móveis e equipamentos até as estruturas dos Postos de Saúde. Falta de registros de atendimento e produtividade. Não existia perfil epidemiológico ou seja nenhum histórico de saúde.
02. Qual a quantidade dos postos de saúde é se estão todos em pleno funcionamento?
R. Hoje todos os postos estão funcionando com a equipe completa. Exceto Mocambo que o consultório odontológico estará pronto em alguns dias.
03. Medicamentos estão sendo entregue regulamente no município?
R.Sim! Tivemos alguns problemas com um fornecedor, depois de notificado o mesmo estar regularizado o fornecimento.
04. Qual a cobertura da atenção básica do município e está com a sua capacidade total em funcionamento?
R. Nós temos 9 Postos de Saúde da Família, suficiente para atender todo o território do Município . As equipes estão completas e estamos remapeando as áreas para chegarmos 100% de atendimento.
05. Os Atendimentos de Alta complexidade como estão sendo feitos aos munícipes?
R. Ao município só compete Atenção Básica, média e alta complexidade é competência do Estado, para esse nível de atendimento encaminhamos via Regulação.
06. O atendimento da SAMU e UPA como tem sido essa cobertura?
R. Não temos UPA e nem SAMU. Somos atendidos pelo Município de Vera Cruz.
07. O hospital como tem sido o atendimento, recebendo as demandas dos dois municípios?
R. O hospital está desestruturado e não tem atendido de forma satisfatória, deixando a população desassistida.
08. O que tem sido realizado a curto prazo e o que se espera para médio e longo prazo para a saúde no município?
R. Em curto prazo completamos as equipes que se encontravam com déficit de profissionais. Fizemos licitação para atender os Insumos, Medicamentos e Material de Odonto, que já estão disponíveis para os usuários nas Unidades de Saúde.
Em médio prazo ,vamos reformar todos os Postos de Saúde e retomar as obras dos novos Postos do Marcelino e Alto da Pombas.
Em longo prazo junto com o Governo do Estado iremos entregar um novo CAPS ,uma Academia da Saúde e atender Especialidades Médicas e Exames de Diagnóstico na Policlínica de Simões Filho, construída pelo Governo do Estado. Ainda iremos implantar o Centro de Especialidades de Itaparica, que irá atender Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde da Criança.
09.O que fazer para terminar com a demanda de transferências constantes do pacientes para outros municípios por falta de especialistas?
R. Estamos licitados serviços Médicos e Exames de Diagnóstico a serem realizados em Clínicas Particulares.
10.Consultas com especialidades nos postos de saúde é uma deficiência o que está sendo feito para a mudança deste fato?
R. Estamos atendendo especialidades nos Postos como: Pediatria, Ginecologista/ Obstetra e Ultrassonografista e em breve estaremos com mais especialidades .
11.Como esta sendo montada a estrutura de saúde para o evento FITA?
R. Toda atenção sera voltada para o evento os postos de saúde em funcionamento ambulâncias, com o apoio da SAMU aplicando ai toda a logistica para garantir a todos os praticipantes o melhor.
12. Quem é o Secretário de Saúde e o seu alvo e perspectivas para melhorar a saúde no município?
Deixe a sua mensagem.
R. Jorge Almeida: Expandir o Programa de Saúde da Família, a fim de atingir 100% da população, aproximando assim Serviços de Saúde aos mais necessitados: Proporcionar consultas e diagnósticos rápidos, minimizando assim os danos à saúde dos nossos pacientes: Trabalhar a prevenção, levando informação e atribuindo responsabilidade ao cidadão e aos entes envolvidos com a Saúde do Município.
Visão Cidade
Muitas cobranças e pouco trabalho!