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Metrô vai a Lauro: Trajeto Lapa-Aeroporto será em 27 minutos

Diariamente, a estudante Pollyana Couto, 26 anos, sai de Pitangueiras, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), para ter aulas em Ondina, na capital. “São duas horas para ir, duas para voltar. Na quinta-feira, cheguei a demorar exatamente três horas e dezessete minutos na volta. Gosto muito de morar em Lauro, mas o problema é a mobilidade entre as duas cidades”, diz.

Mas, em breve, as coisas devem ser diferentes. Com a chegada do metrô a Lauro de Freitas, prevista para dezembro, o tempo do percurso até a Lapa, por exemplo, deve cair para menos de meia hora. Só para dar uma ideia do que Pollyana e outras milhares de pessoas enfrentam todos os dias, em janeiro, a Transalvador fez um estudo que indicou que, nos horários de pico, percorrer só a Avenida Paralela, que possui 18 quilômetros de extensão, levaria, em média, 79 minutos.

E, com a futura inauguração da Estação Aeroporto, Lauro de Freitas, município que completa 55 anos nesta segunda-feira (, já até vislumbra uma extensão dos trilhos e uma paisagem diferente nos próximos meses. Na própria estação, na Avenida Dois de Julho, ficará um terminal de ônibus e um serviço de linhas shuttle para o próprio aeroporto.

Nova estação
Além disso, a prefeitura já estuda a implantação de uma nova estação do metrô – que vai levar o sistema até 3,5 quilômetros depois. “A gente vai dar uma cara nova à cidade com essa parceria com o governo do estado. Vai ser um ganho de mobilidade grande na Estrada do Coco, inclusive com a Via Metropolitana, que entregamos em setembro”, afirma a prefeita da cidade, Moema Gramacho.

Segundo o gestor de Engenharia e Implantação da CCR Metrô Bahia, Eduardo Nazareth, a Estação Aeroporto segue o mesmo padrão das outras já inauguradas, com escadas rolantes, elevadores e adaptado para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. A ela, será integrado o terminal de ônibus municipais e intermunicipais. Segundo Nazareth, a área terá capacidade para receber até 70 coletivos por hora, além de atender 105 mil passageiros por dia.

Para completar, a estação oferecerá serviço de shuttle (linhas expressas de ônibus) até o aeroporto – e de lá até a estação. “O shuttle tem um intervalo para beneficiar tanto quem vai quanto quem vem. Vai funcionar como um circular: sai da estação, passa pelo bambuzal, faz o retorno no embarque do aeroporto, volta ao estacionamento, apanha o pessoal no desembarque e volta para a estação”.

Oferecido pela CCR, o serviço será gratuito – o único custo é o da passagem. Além disso, o intervalo deve ser de 10 minutos entre um ônibus e outro, durante todo o horário de funcionamento do metrô. Por isso, a concessionária tem feito obras na região, incluindo uma duplicação na Avenida Dois de Julho, no trecho entre as locadoras.

A previsão é que os trens já sejam testados até a Estação Aeroporto no final de outubro, mas as intervenções no sistema viário só devem ser concluídas até o fim do ano – quando a estação será oficialmente inaugurada. “É uma obra enorme, um dos maiores investimentos hoje no país”, garante Nazareth. A concessão do metrô é uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos que chegam a R$ 5,6 bilhões, entre o próprio Grupo CCR e o governo do estado

Mercado
Para o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, a chegada do sistema metroviário a Lauro de Freitas deve aquecer o setor imobiliário da cidade. “A gente vê com muita expectativa, porque, além de dinamizar o transporte e a mobilidade da região, a gente sabe que existe uma demanda muito grande de procura por imóveis em Lauro de pessoas que moram hoje em Salvador. Com o metrô e uma mobilidade mais rápida em um curto espaço de tempo, vai agregar muito ao mercado”, opina.

Procurada pelo CORREIO, a Vinci Airports, concessionária francesa que assumiu a responsabilidade pelo Aeroporto de Salvador nos últimos dias, não emitiu posicionamento sobre os novos serviços. A concessão para a Vinci deve durar os próximos 30 anos, após um leilão de R$ 660 milhões, em março.

Nova estação de metrô deve ser criada
Com estudos em estágio avançado, Lauro de Freitas deve ganhar mais uma estação do sistema metroviário – logo após a conclusão da Estação Aeroporto. “Os estudos estão bem encaminhados porque o projeto já foi pensado inicialmente com essa possibilidade. Quando a Estação Aeroporto atingir o pico de seis mil pessoas por dia, começa o processo de construção da próxima”, afirmou a prefeita da cidade, Moema Gramacho.

Ela acredita que o público deve ser atingido em até cinco meses após a inauguração da Estação Aeroporto. Segundo a prefeita, a nova estação deve ficar a 3,5 quilômetros de distância da primeira – bem na área onde antes funcionava a antiga Insinuante da Estrada do Coco. O gestor de engenharia e implantação da CCR Metrô Bahia, Eduardo Nazareth, explica que a concessionária também estuda como viabilizar as obras. “Mas já existe a previsão para a linha (de trem)”.

A extensão do metrô deve seguir pela Avenida Dois de Julho, atravessar o Rio Ipitanga até chegar na antiga Insinuante. Lá, será chamada de Estação Shopping. Isso porque, bem ao lado, está sendo construído um shopping center, que também deve impulsionar o comércio na região.

“É um shopping grande, no estilo do Shopping da Bahia. Exigi que fossem construídos viadutos, porque, confirmando a interligação do metrô, o shopping estará interligado. Vamos montar um sistema de integração entre o metrô e a Via Metropolitana”, disse Moema, referindo-se à rodovia de 11,2 km de extensão, cujas obras estão previstas para serem concluídas em setembro.

Ela acredita que pelo menos 20 mil pessoas serão beneficiadas com a ampliação do sistema metroviário – incluindo o público do shopping. Ainda este ano, o núcleo administrativo da prefeitura deve ser implantado na mesma área, além de um posto de atendimento do SAC. “A prefeitura vai continuar onde é, mas levaremos boa parte da estrutura em si. Hoje, temos apenas quatro secretarias que funcionam em espaços próprios”.

Para o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, a nova estação, em conjunto com o novo shopping center, deve ajudar no desenvolvimento da cidade. Ele acredita que o empreendimento deve promover, em Lauro de Freitas, um processo similar ao desencadeado pelo Shopping da Bahia e do Salvador Shopping em Salvador.

“Ter um shopping aliado ao Salvador Norte Shopping e ao Shopping Busca Vida (também na Estrada do Coco, mas já em Camaçari), fará com que as pessoas na cidade possam ter equipamentos super importantes para lazer e negócios, com o desenvolvimento do mercado imobiliário”. (Correio)

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