Política

Vereadores estarão presentes nos festejos ao 2 de Julho

Os vereadores de Salvador mantêm a tradição dos festejos ao 2 de Julho e se integram às festividades que celebram a Independência da Bahia. A programação terá início nesta sexta-feira (30) com a saída do fogo simbólico da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá, em Salvador, conduzido pelos Soldados do Exército e Atletas Baianos.
Já na capital, no dia 1º de julho, às 9h, acontece a celebração do Te Deum na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, que contará com uma homenagem à ex-presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a historiadora Consuelo Pondé de Sena, falecida em 2015.
A chegada do fogo simbólico está prevista para às 16h, no Largo de Pirajá. Haverá uma solenidade com a participação de militares e autoridades políticas.
Já no dia 2, a programação começa cedo. Às 6h, acontece uma alvorada no Largo da Lapinha. O cortejo cívico tem início às 8h com a participação de vereadores. No busto do General Labatut, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leo Prates (DEM), será uma das autoridades que prestará homenagem a um dos líderes da independência.
No percurso da Lapinha até a Praça Municipal, serão feitas homenagens aos heróis da independência, com paradas no Convento da Soledade, na Ordem Terceira do Carmo e na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O desfile cívico matutino é encerrado na Praça Municipal, em frente ao Paço, onde permanecem os carros alegóricos da cabocla e do caboclo.
À tarde, a partir das 14h, acontece uma cerimônia no 2º Distrito Naval, no Comércio. Em seguida, às 15h, o cortejo será recomeçado, terminando no Campo Grande, onde está prevista uma solenidade. O presidente Leo Prates colocará flores no monumento ao 2 de Julho junto com outros líderes políticos.

História

A Independência da Bahia aconteceu pouco depois da independência do Brasil. A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia, as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.
Esta é uma data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para a Nação, já que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *