Itaparica: Seminário e apresentação do iniciam a semana do meio ambiente
A Semana do Meio Ambiente em Itaparica começou com o Seminário: Meio Ambiente,Direito de Ter, Dever de Preservar, realizado nesta segunda-feira (5) no auditório do SESC/Itaparica. Em seguida foi feita a apresentação da Minuta do Projeto de Lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU, que a Prefeita Marlylda Barbudados Santos vai encaminhar à Câmara dos Vereadores.
A apresentação do PDDU, realizada pelos técnicos da Secretaria de Planejamento do Estado, deixou claro os benefícios que trará à cidade, sobretudo quanto preservação ambiental e cultural e o desenvolvimento socioeconômico. Estes, os principais aspectos levados em conta na elaboração do Plano, tendo em vista a cidade que se quer. A aplicação do PDDU vai garantir a conservação dos atributos da cidade, tornando-a ainda melhor.
Durante todo evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Itaparica através do Departamento de Meio Ambiente, foi enfatizada por todos participantes a valorização dos conselhos municipais, sendo a população conclamada a participar da construção da nova cidade. A Prefeita Marlylda lembrou que “a cidade não é do poder público, não é de ninguém em particular, é de todos nós. É preciso o compromisso de todos em fazer a cidade melhor”. E destacou que a realização deste seminário era demonstração do empenho da administração em transformar a cidade e de promover a gestão participativa.
O coordenador geral do evento Lucinaldo de Oliveira Reis (professor Xuxu) apresentou a Agenda Ambiental Positiva de Itaparica que consta de seminários, rodas de conversas e oficinas sobre meio ambiente para estudantes, afiançando que “não há lugar melhor para tratar de meio ambiente do que as escolas”. Na ocasião a prefeita simbolicamente deu posse aos novos membros do Conselho das Cidades – ConCidades Itaparica, presidido por Rogério Emilio Frans Conceição, que salientou a importância dos conselhos como força para a justiça social. Também o padre José Carlos, o padre Zeca da Paróquia do Santíssimo Sacramento apresentou a Campanha da Fraternidade 2017, que tem por tema o meio ambiente.
Foram ainda efetuadas mais duas palestras. O gestor ambiental Gelson Lapa de Oliveira, tratou das mudanças climática e os desafios para a construção de uma cidade sustentável. O mestre em engenharia ambiental e membro do Conselho da APA Baía de Todos os Santos – BTS José Augusto Saraiva Peixoto falou sobre a gestão dos resíduos sólidos para uma sociedade mais próspera. E ao analisar a situação atual da BTS, ressaltou a necessidade de se cuidar para que a data do seu batismo, feito por Américo Vespúcio em 1501, não seja transferida para o dia seguinte e deixe de ser a Baía Todos os Santos e passe a ser a Baía de Finados.
A voz e violão de Eduardo Montanha deram as boas vindas aos participantes que lotaram o auditório. Além dos citados, estiveram presentes secretários municipais, representantes das Secretarias de Planejamento do Estado da Bahia – Seplan e de Turismo do Estado – Setur. Vereadores, estudantes e público em geral. As comemorações da Semana do Meio Ambiente prosseguem em Itaparica até sexta-feira com filmes, rodas de conversas e oficinas, no Mirante do Solar, a partir das 14h.