Como fazer uma verdadeira piscina em casa, em 10 passos.
Cansado dos dias de verão passados nas piscinas lotadas e caóticas da cidade para obter um pouco de refresco? Se você tiver um jardim e não sabe como usá-lo, há uma solução para você: a construção de uma piscina faça-você-mesmo. Com a quantidade certa de esforço e alguns valiosos conselhos você pode criar um oásis de paz diretamente na sua casa. Siga a gente para descobrir todos os passos necessários para realizar uma piscina feita em casa, que poderia ser a inveja de todo o bairro.
1. Projeto da piscina
A primeira coisa a fazer para construir sua piscina faça-você-mesmo é o projeto. Oval, retangular, com degraus: antes de iniciar o trabalho de construção, você deve ter ideias claras sobre o resultado final que você deseja.
2. Obtenha as autorizações necessárias
Somente a vontade de fazer um mergulho não é suficiente para afastar todos os processos burocráticos que são fundamentais para a construção de uma piscina. Então para dormir sonos tranquilos, verifique a possibilidade de construir em seu terreno e, eventualmente, apresente à autoridade responsável os documentos necessários para começar a trabalhar. Feito? Você pode avançar para a próxima etapa.
3. Comece as escavações
Da teoria à prática: depois de desenhar a piscina e ter a permissão para fazer isso, é hora de trabalhar com as mãos. Obtenha o equipamento necessário, como pá e ferramentas para cavar, e comece a remover partes de solo. Provavelmente vai demorar algum tempo para concluir esta etapa, mas no final vai valer a pena.
4. Nívele de seu fundo
Depois de ter cavado em profundidade e obtido a altura desejada da sua piscina, é hora de nivelar o substrato. Fazer isso é simples: sempre usando a pá, pressione com o pé no fundo, ou então comp-lete a tarefa com a ajuda de um rolo ou um compactador, especialmente quando a consistência do solo for particularmente dura.
5. Crie a estrutura de suporte
Uma vez que o fundo for completamente nivelado, você têm que criar a espinha dorsal da sua piscina caseira. Para fazer isso, é necessário construir uma grelha de madeira e de metal ao longo de todo o perímetro do tanque, seja na base que nas paredes. Tenha a certeza de que a grade seja bem alinhada em todas as suas fileiras, para evitar surpresas desagradáveis.
6. Construa e enterre o sistema hidráulico
Estamos entrando em uma fase fundamental da piscina faça-você-mesmo. É hora de enterrar o sistema hidráulico que servirá para gerir o funcionamento do filtro de água e sua recirculação. Geralmente, os tubos de abastecimento de água devem ser colocados a uma distância segura dos filtros, para não criar congestionamento de água subterrânea.
7. Integrar o sistema de fornecimento de energia elétrica
Você quer uma piscina que seja iluminada também durante a noite? Ou, mais simplesmente, que possa operar o sistema de limpeza e filtragem da água? É necessária a eletricidade: depois de ter enterrado o sistema hidráulico, portanto, é preciso equipar a banheira com fios elétricos ao longo de todas as paredes do perímetro.
8. Coloque o cimento para a construção do piso
Estamos quase lá: é hora de moldar o seu piso da piscina. Com a ajuda de uma máquina para o cimento, comece a derramá-lo sobre a superfície do piso inteiro, utilizando um nivelador para eliminar possíveis depressões.
9. Faça as as paredes e cuide do seu acabamento
Depois de terminar o piso, você vai ter que construir as paredes da piscina. Comece a empilhar, dentro das grelhas de metal da estrutura de suporte, os blocos de betão ou cimento até atingir o bordo da banheira. Assim, com camadas de revestimento de plástico ou com os clássicos azulejos de cerâmica faça o acabamento estético das paredes.
10. Decorado fora e cheio de água
Para tornar sua criação mais segura, decore e enfeite as bordas exteriores da piscina – talvez com uma camada de madeira escura, muito de moda nos últimos anos – e, em seguida, preencha-a com água. Só falta dar um mergulho na piscina e desfrutar sua nova piscina faça-você-mesmo.(Dicas)