GeralTurismo

Bahia sedia evento de turismo e atrai oportunidades com investidores internacionais

Entre os dias 8 e 10 de junho, a Bahia vai sediar a 25ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM). O evento aproxima compradores internacionais (buyers) da Europa, Estados Unidos e América do Sul das inúmeras oportunidades de negócios no país, principalmente na região Nordeste. A expectativa é de que a BNTM movimente cerca de US$ 250 milhões em novos negócios de diversos segmentos econômicos, entre eles hotelaria, alimentação, vestuário, entre outros. As informações foram divulgadas durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (5), no Hotel Fiesta, em Salvador.

De acordo com o secretário do Turismo do Estado, José Alves, a escolha da Bahia para sediar as bodas de prata do evento é resultado de conjunto de investimentos do governo baiano. “Estamos vivendo um momento diferenciado na Bahia, na área do turismo. Com decretos de incentivo assinados pelo governador Rui Costa, como a redução do ICMS de 18% para 12%, que motivou as companhias aéreas a abrirem novos voos para a Bahia, além de ações de divulgação e prospecção de turistas, participação em feiras no exterior e em todo o Brasil, estamos conquistando cada vez mais espaço. Em eventos como o BNTM, por exemplo, os investidores já chegam aqui munidos de informações e acabam vivenciando o produto, conhecendo os lugares para divulgar com mais propriedade os nossos destinos”, destacou José Alves.

O Brazil National Tourism Mart tem o objetivo de mobilizar o trade turístico nacional (hoteleiros, agentes de viagens, operadores de turismo, companhias aéreas e jornalistas) para o crescimento econômico do setor. A abertura do evento será na quinta-feira (8), às 20h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), e contará com a presença de empresários brasileiros e estrangeiros. As rodadas de negociações vão acontecer na sexta (9), no Hotel Fiesta, onde serão disponibilizados estandes para empreendedores do Nordeste exporem seus negócios para os visitantes. No último dia do BNTM, os participantes farão um tour para conhecer os locais de interesse para investimento.

O evento é uma grande oportunidade de exposição de destinos e produtos turísticos e, principalmente, um momento de realização de negócios e parcerias comerciais entre compradores internacionais e fornecedores nacionais, através de encontros previamente agendados. O BNTM é uma iniciativa da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), que é realizada desde 1992, sendo sempre sediado em um dos estados nordestinos.

Pesquisas da CTI Nordeste indicam que a cada edição da BNTM, o turismo nordestino tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%. “O evento é uma excelente maneira de aproximar interesses. Nós convidamos profissionais do turismo internacional a virem conhecer um pouco do que oferecemos no Nordeste e, ao longo desses, encontros, os resultados são fantásticos. E até para os casos em que o empreendedor não feche negócio, eles ficam conhecendo as oportunidades que o território nordestino oferta”, explicou o secretário executivo da CTI Nordeste, Roberto Pereira. (Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *