ALBA adotará turnão no recesso parlamentar
O presidente Angelo Coronel (PSD) manteve a atitude assumida pelo Legislativo baiano em busca da economia de gastos e determinou o funcionamento do Poder em esquema especial durante o recesso parlamentar deste meio de ano. Assim, a partir desta segunda-feira, dia 3, a ALBA funcionará em esquema de turnão, das 13h às 19h. Esta mudança irá produzir economia projetada de cerca de R$1,4 milhão aos cofres públicos. Ao destacar a moderação nos gastos, Coronel pondera que, “com o recesso do plenário, perde-se a necessidade da Casa funcionar em sua plenitude, sendo um bom momento pra se contribuir como o Governo na redução dos gastos públicos com insumos básicos”.
“Em tempos de crise”, analisa o presidente, “é importante economizar sempre que puder. Nos 25 dias do turnão, vamos fazer uma economia de R$ 1,4 milhão com redução do consumo de luz, água, telefone, alimentação e hora extra de funcionários terceirizados”. “Esta é a inclinação, a vocação natural do Legislativo baiano: contribuir com o Estado nos momentos de dificuldade econômica, como o que o País vive atualmente. A ALBA está fazendo sua parte”, aponta Francisco Raposo, superintendente de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia.
O ato oficial da Mesa Diretora da Casa que fixa o novo horário destaca que a ALBA leva em consideração “a necessidade de adequação do Orçamento da Assembleia Legislativa à realidade econômico-financeira do Estado, em decorrência da crise que ora o País atravessa”, e também “os esforços já despendidos pela Assembleia e demais Poderes do Estado para redução das despesas, e em especial aquelas relativas à manutenção”.
A mudança será aplicada de segunda a quinta-feira. Não haverá alteração nas sextas-feiras, quando a Casa sempre está em atividade no turno matutino. O novo esquema de horário vai durar até o fim do período de recesso dos deputados estaduais. O posto do TRE instalado na ALBA, assim como quase todos os serviços da Casa obedecerão ao novo horário, à exceção das agências do Bradesco e dos Correios, que manterão o funcionamento em horário habitual.
HORÁRIOS
Os Correios estarão abertos de segunda a quinta das 9h às 17h e das 9h às 15h nas sextas-feiras. Isto porque, explica a gerente Wânia Lisboa dos Santos, a agência da ALBA atende todo o Centro Administrativo da Bahia, oferecendo não somente os serviços de postagens, mas também os do Banco do Brasil, operando com pagamentos, depósitos, saques e todos os demais serviços bancários disponibilizados pelo agente financeiro. O Bradesco funcionará normalmente das 10h às 16h.
Também como medida de economia, tanto o refeitório dos funcionários, quanto o restaurante aberto ao público existentes na ALBA, estarão fechados durante o recesso. A Elasa Elo Alimentação, empresa responsável por estes serviços, manterá as férias coletivas aos funcionários, como aconteceu em edições anteriores do novo horário. Segundo Farah Idma Galvão, gerente, as férias se darão em esquema de revezamento dos seus 60 funcionários, de forma a manter sempre uma equipe pronta para atender a Guarda da Assembleia. Assim, estas refeições continuarão a ser servidas, como acontece no plantão dos fins de semana.
O serviço de transporte oferecido gratuitamente aos funcionários também será alterado, seguindo o turnão. São sete ônibus e sete diferentes roteiros que transportam os servidores da Assembleia Legislativa para o trabalho. Diferentemente do que acontece nos dias normais, os ônibus começarão a pegar os funcionários a partir do meio-dia e seguirão os mesmos roteiros dos realizados pela manhã. Ao final do expediente, que passa a ser de seis horas, os coletivos sairão da Assembleia às 19h e também seguirão os roteiros pré-determinados habitualmente.
Embora o novo horário implique em alteração nos principais serviços da ALBA, aos deputados é franqueado o direito de terem seus os gabinetes funcionando em horário integral, embora sem o apoio administrativo da Casa. Os demais servidores, no entanto, só terão acesso a partir das 13h. Os parlamentares estão certos de que a mudança não provocará transtornos para suas bancadas. Em períodos de recesso, os deputados intensificam os contatos com as bases eleitorais, ausentando-se em viagens ao interior.