EducaçãoPolítica

Aleluia faz indicação para premiar professores de escolas de melhor Ideb

O vereador Alexandre Aleluia, líder do DEM na Câmara de Salvador, apresentou um projeto de indicação ao prefeito ACM Neto, na última segunda-feira (8), em que pede a aprovação de uma premiação aos professores da rede municipal de ensino lotados nas escolas que obtiverem a melhor média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A meta, segundo o democrata, é estimular os profissionais a desempenharem um “trabalho cada vez melhor” e, consequentemente, qualificar as aulas e incentivar os estudantes. De acordo com o edil, a proposta já recebeu o “parecer favorável” da secretária de Educação.

“Me reuni com Paloma Modesto, que comunga das nossas ideias, e ela achou excelente. O projeto pretende regulamentar a gratificação para o professor que vá bem no ranking do Ideb e se estender ainda aos demais colaboradores. Falei com ela que foi excelente o crescimento de Salvador em nove posições este ano, mas senti que realmente a gente deve melhorar ainda mais. Acompanhar escola por escola, fazer com que os pais possam ter acesso à nota do Ideb e estimular os professores”, exemplificou, em contato com o bahia.ba.

A matéria já foi apresentada em plenário e recebeu críticas do vereador Silvio Humberto (PSB), contrário à adoção de medidas que promovam o que chama de “competição” na Educação. “Ele fez um contraponto importante. O contraditório é fundamental em um debate tão importante. Eu não acredito só na meritocracia pura, mas é preciso identificar os pontos fortes da nossa Educação”, argumentou Aleluia.

O projeto foi apresentado como indicação, uma vez que a Constituição veda ao Legislativo a aprovação de matérias que onerem o Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *